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dc.contributor.advisorAlturas, Bráulio Alexandre-
dc.contributor.authorCosta, Inês Maria Figueiredo Tavares Pereira da-
dc.date.accessioned2017-12-22T15:34:59Z-
dc.date.available2017-12-22T15:34:59Z-
dc.date.issued2017-10-30-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Inês Maria Figueiredo Tavares Pereira da - Impacto da utilização de digital opinion leaders portugueses, pelas empresas, na promoção de produtos, serviços e eventos nas redes sociais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14816>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14816-
dc.description.abstractA evolução das redes sociais levou a que estas se tornassem num meio de comunicação de tal forma poderoso que as empresas têm vindo a abandonar o marketing tradicional e a apostar no marketing digital. Foi por causa das redes sociais que surgiram os líderes de opinião digital: pessoas influentes nas redes sociais que muitas vezes são escolhidos pelas marcas como os seus representantes e que têm como função transmitir aos seus seguidores aquilo que as marcas oferecem. Este tipo de marketing funciona porque é mais pessoal e as pessoas confiam nas suas opiniões. Com este estudo, pretende-se compreender se a promoção de produtos, serviços e eventos, feita pelos líderes de opinião digital nas redes sociais, tem impacto positivo nas marcas. Neste sentido, foram criados cinco objetivos com o intuito de ajudar na resolução desta problemática. Como primeiro objetivo tentámos averiguar se a opinião e a partilha de conteúdos por parte dos influenciadores digitais nas redes sociais é uma mais valia para a marca. O segundo objetivo passou por verificar se a reação do consumidor à partilha de conteúdos pagos pelas marcas nas redes sociais dos líderes de opinião digital é positiva. Relativamente ao terceiro objetivo, pretendemos averiguar se o consumidor considera que o líder de opinião digital português é leal aos seus seguidores. No quarto objetivo procurámos perceber se o líder de opinião digital tem influência no processo de decisão de compra do consumidor. No que diz respeito ao quinto e último objetivo, tentámos identificar a rede social em Portugal que permite uma maior interação entre o influenciador digital e o consumidor. Depois de definidos os objetivos, foi elaborado um questionário online, onde participaram 200 consumidores portugueses que utilizam as redes sociais. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos portugueses já se sentiram influenciados por um líder de opinião digital na aquisição de um produto ou serviço. No entanto, o mesmo não acontece com a promoção de eventos. São os familiares e amigos que têm mais influência, na aquisição de produtos e serviços nos consumidores. Os portugueses consideram que os influenciadores digitais não são leais aos seus seguidores, uma vez que promovem produtos e serviços que nunca utilizaram, mas fazem-no porque são pagos. Porém, os portugueses também não se importam que os líderes de opinião partilhem conteúdos pagos, isto porque consideram uma boa forma de conhecer novas marcas. Os utilizadores das redes sociais procuram as opiniões dos líderes de opinião nas redes sociais, mas também em reviews feitas em fóruns durante o processo de decisão de compra. A rede social mais utilizada pelos portugueses é o Facebook. Esta é também a rede onde há maior participação dos líderes de opinião digital, segundo os utilizadores; logo, é a rede onde há maior interação entre os influenciadores e os seguidores. Os resultados deste estudo permitem concluir que as marcas devem apostar nos líderes de opinião digital. É importante que a marca escolha um líder de opinião digital que se relacione bem com os seus seguidores e que se envolva com o conteúdo que está a partilhar. As redes sociais estão a evoluir cada vez mais e os seus utilizadores estão cada vez mais rigorosos, sendo então importante acompanhar a evolução para que o poder da influência não se extinga.por
dc.description.abstractThe evolution of social networks made them so powerful that companies starts to change from traditional marketing to digital marketing. After the social networks boom, the digital opinion leaders emerged. They are influent people in social networks that are chosen by the brands as their voice with the main goal of communicate to their followers what brands have to offer. This kind of marketing works because it’s more personal and people trust in their opinions. The study purpose is to understand if the promotion made by digital opinion leaders of products, services and events in social networks, has positive impact on brands. Therefore, five goals were created in order to help in the analyses of this study. As first goal, we try to find out if the influencers’ opinion as well as the contents shared by them are a benefit for brands. In the second goal, we try to understand if consumer reacts positively when digital opinion leaders share paid content. In the third goal, we want to know if consumers think that portuguese digital opinion leaders are loyal to their followers. The fourth goal that we establish is to understand if digital opinion leaders have influence in the consumer’s purchase decision process. In the fifth and last goal, we try to identify the social network that allows more interaction between influencers and consumers in Portugal. After the definition of the goals, an online questionnaire was created and was answered by 200 portuguese consumers that use social networks. The results show that the majority of consumers have already been influenced by digital opinion leaders to buy a product or a service. However, this doesn’t happen with the events promotion. Family and friends are the ones who have more influence in consumers when it comes to purchase a product or a service. Portuguese people do not see digital opinion leaders as loyal people to their followers, because they promote products and services that they don’t know well but are paid for sharing them. Nevertheless, portuguese people also don’t care if influencers share paid content because they see it as a good way of knowing new brands. The social networks users search for the influencers’ opinion, but also for reviews in online forums during their purchase decision process. Facebook is the social network that is used by the majority of portuguese people. This network is also the one where digital opinion leaders have more participation; So, Facebook is the social network where there is more interaction between influencers and their followers. The findings of this study allow to conclude that brands should use digital opinion leaders. It is important that the brands choose a digital opinion leader that has a good relationship with their followers and that know well the content that is sharing. Social networks are increasing every day and their users are more strict than ever, so it is important to keep up with the evolution so the power of the influence does not fade away.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLideres de opiniãopor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectMarketing eletrónicopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectDigital opinion leaderpor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectWord-of-mouthpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectInfluencerpor
dc.titleImpacto da utilização de digital opinion leaders portugueses, pelas empresas, na promoção de produtos, serviços e eventos nas redes sociaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201760886por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
thesis.degree.nameMestrado em Informática e Gestãopor
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