Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14780
Autoria: | Morais, Tarcízio António de Castro |
Orientação: | Nascimento, Generosa Gonçalves do |
Data: | 8-Nov-2017 |
Título próprio: | Redesenho de instrumentos de avaliação de desempenho docente nas escolas salesianas portuguesas |
Referência bibliográfica: | MORAIS, Tarcízio António de Castro - Redesenho de instrumentos de avaliação de desempenho docente nas escolas salesianas portuguesas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14780>. |
Palavras-chave: | Avaliação do desempenho Docente Estratégias Ensino particular Balanced Scorecard Trabalho de projeto Teacher Performance Assessment Strategy Private and Particular Education |
Resumo: | A avaliação de desempenho docente é o objeto de estudo central deste trabalho de
projeto associando o alinhamento da gestão estratégica da Fundação “Salesianos” e das
suas escolas com a gestão de performance da ação educativa dos docentes, no redesenho
de um modelo de avaliação docente capaz de um desenvolvimento profissional que conduza
à excelência e qualidade reconhecida de cada uma das escolas da Fundação Salesianos.
Em resposta a estes elementos, foi desenhado o projeto nascido de uma necessidade de
concretizar os desafios da avaliação de desempenho num processo cada vez mais de
supervisão e acompanhamento dos docentes, para a melhoria contínua do seu
desempenho, num processo de avaliação que permita uma melhoria contínua das escolas
salesianas.
Foram desenvolvidos instrumentos de suporte como o Balanced Scorecard, os perfis
profissionais docentes, e um modelo de avaliação de desempenho com fichas de avaliação
de desempenho, integrando o projeto “Futuris: melhorar cada dia!”. The assessment criteria of teaching performance is the central object of this project work associating the alignment of the strategic management of the Salesian’s Foundation of its schools with the performance management of the educational action of the teachers, in the redesign of a teaching assessment model capable of a professional development that leads to the excellence and recognized quality of each schools of the Salesian Foundation. In response to these elements, the project urged to the need to accomplish the challenges of the performance assessment in an increasing process of supervision and follow-up of teachers, for continuous improvement of their performance, in an assessment process that allows a continuous improvement of Salesian’s schools. Supportive tools has been developed such as the Balanced Scorecard, professional teacher profiles, and a performance evaluation model with performance assessment sheets, integrating the “Futuris: melhorar cada dia!” project. |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Projeto - Tarcizio Morais_final.pdf | 8,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.