Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14596
Autoria: Castela, Bernardo Manuel Sena
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 2017
Título próprio: Construção de índices de avaliação não paramétrica da capacidade inovadora das PMEs
Referência bibliográfica: CASTELA, Bernardo Manuel Sena - Construção de índices de avaliação não paramétrica da capacidade inovadora das PMEs [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14596>.
Palavras-chave: Gestão de empresas
PME Pequenas e Médias Empresas
Inovação
Métodos não paramétricos
Mapa cognitivo
AHP-Analytic Hierarchy Process -AHP
Avaliação da capacidade inovadora
Mapeamento cognitivo
MCDA-Multiple Criteria Decision Analysis
Visão holística
Resumo: As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são, hoje em dia, cruciais para a estabilidade económica de muitos países. A recente crise financeira e as suas consequências revelaram, no entanto, que a capacidade de inovar é uma característica imprescindível da gestão. Como tal, as metodologias utilizadas para avaliar a capacidade inovadora nas PMEs devem ser as mais abrangentes e realistas possível. Este estudo visa abordar esta questão, através do uso integrado de mapeamento cognitivo com a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP). Com base em sessões de grupo envolvendo um painel de gestores e líderes de PMEs, e assumindo uma postura construtivista, foi criado, testado e validado um sistema de avaliação não-paramétrica da capacidade inovadora das PMEs, revelando resultados promissores na identificação das PMEs mais inovadoras. As vantagens e limitações da proposta apresentada são também objeto de discussão
Small- and medium-sized enterprises (SMEs) are crucial for the economic stability of many countries. The recent global financial crisis and its aftermath have shown, however, that the ability to innovate is a vital management skill; and that the methodologies used to evaluate innovation capability within SMEs should be as embracing and realistic as possible. This study sought to address this issue, through the integrated use of cognitive mapping and the Analytic Hierarchy Process (AHP). Based on group sessions involving a panel of entrepreneurs and SME managers, and taking on a constructivist stance, a nonparametric method of evaluating SME innovation capability was created, tested and validated, revealing promising results in the identification of the most innovative SMEs. The advantages and shortcomings of our methodological proposal are also discussed.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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