Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14593
Autoria: Azevedo, Ana Rita Santa Cruz
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 2017
Título próprio: Análise das dinâmicas de ética bancária com recurso a mapas cognitivos fuzzy
Referência bibliográfica: AZEVEDO, Ana Rita Santa Cruz - Análise das dinâmicas de ética bancária com recurso a mapas cognitivos fuzzy [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14593 >.
Palavras-chave: Setor bancário
Ética
Sistemas de apoio à decisão
Mapa cognitivo
Lógica difusa
Práticas éticas
Apoio à tomada de decisão
Dinâmicas de causa-efeito
Mapas cognitivos fuzzy
Decision aid
Ethical practices
Banking sector
Cause-and-effect dynamics
Fuzzy cognitive mapping
Resumo: Partindo do pressuposto que, atualmente, existe uma maior consciencialização por parte das instituições bancárias de que a ética ou a falta dela pode afetar positiva ou negativamente a sua reputação, é possível afirmar que a preocupação do setor bancário em se reger por normas, condutas e práticas éticas tem vindo a aumentar exponencialmente. Contudo, o alinhamento de tais práticas com as operações diárias de um banco exige o tratamento cuidado de um vasto leque de variáveis, tangíveis ou intangíveis, o que constitui um processo notoriamente difícil. Por conseguinte, o objetivo principal da presente dissertação centra-se no desenvolvimento de um modelo conceptual, através de ferramentas de mapeamento cognitivo difuso (i.e. fuzzy cognitive mapping), que visa o reconhecimento e a perceção das relações de causalidade entre os elementos que influenciam as práticas éticas no setor bancário. Os resultados obtidos indicam que os mapas cognitivos detêm um elevado potencial de aplicabilidade no que diz respeito à estruturação de problemas dinâmicos e reais, oferecendo assim a possibilidade de minimizar os erros aquando do processo de tomada de decisão. Em particular, foi possível apurar que a gestão ética dos colaboradores, as práticas e comportamentos dos colaboradores, as práticas de governance e as práticas de responsabilidade social são, efetivamente, os elementos de maior representatividade na análise das práticas de ética bancária. As pressuposições práticas do modelo criado, as respetivas vantagens e limitações são também objeto de discussão. Palavras-Chave: Apoio à Tomada de Decisão; Práticas Éticas; Setor Bancário; Dinâmicas de Causa-Efeito; Mapas Cognitivos Fuzzy.
because the perceived ethics of a banking institution can affect its reputation, concern over ethical practices in the banking sector is rapidly increasing. The alignment of such practices with daily operations, however, requires dealing with a wide range of variables, tangible or intangible, and constitutes a notoriously difficult endeavor. Still, due to the rapidly changing economic environment and current sharp competition in the banking industry, a better understanding of this alignment can help bank managers and other key players enhance value creation through more informed decisions, contributing to stronger integration of ethical practices in the banks’ daily activities. This paper proposes the use of fuzzy cognitive maps (FCMs) to analyze the dynamics behind ethical banking practices. Grounded on intensive group meetings with a panel of senior executives from the banking industry, the result is a well-informed processoriented framework that sheds light on the manner in which ethical practices interrelate with each other. Implications, advantages and shortcomings of our proposal are also discussed.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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