Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14589
Autoria: Ramos, Nuno Vladimiro Pereira
Orientação: Moleiro, Carla
Data: 10-Abr-2017
Título próprio: Intercultural competence in conflict mediation: A mixed-methods approach on training design and outcome assessment
Referência bibliográfica: Ramos, N. V. P. (2016). Intercultural competence in conflict mediation: A mixed-methods approach on training design and outcome assessment [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/14589
ISBN: 978-989-8876-90-4
Palavras-chave: Mediation
Cultura -- Culture
Intercultural competence
Training development
Training assessment
Mediação de conflitos
Diversidade cultural
Avaliação
Formação
Resumo: The role of cultural diversity has been recently considered as it potentially challenges the process of conflict mediation. The field have acknowledged the need to culturally sensitive practices, however, guidelines and impact assessment of intercultural competence training is scarce. Hence, we implemented a Delphi methodology (study 1) resorting to a panel of mediation experts to gather a consensual proposal on intercultural competence criteria. The results suggest not only a stratification of intercultural training outcomes within awareness, knowledge, and skills dimension, but also an embedded progression across developmental stages. From these guidelines, we planned and implemented a brief intercultural training program to mediators, following a mixed methods approach in a sequential explanatory design to assess training impact (study 3 and 4). Evidence is presented that intercultural training was effective in improving conflict mediators' perceived cultural competence and promoting changes in case conceptualization. The self-report measures (study 2) revealed an increased post-test perception of global intercultural competence, and particularly within factors related to the mediator awareness about their own values and prejudices, and perceived skills for culturally appropriate intervention strategies. The case-vignette thematic analysis also revealed qualitative differences in topics such as conflict characterization, suggested mediator strategies, case and mediator facilitative/hindering characteristics, and supervision needs. Several arguments are discussed for the need to infuse cultural issues in mediation training curricula and to adapt practices to cultural diversity challenges.
O papel da diversidade cultural tem sido recentemente considerado como potencialmente desafiador do processo de mediação de conflitos. O campo reconheceu a necessidade de práticas culturalmente sensíveis, no entanto, a directrizes e avaliação de impacto da formação em competência intercultural são escassas. Assim, implementámos uma metodologia Delphi (estudo 1) recorrendo a um painel de especialistas em mediação para reunir uma proposta consensual sobre critérios de competência intercultural. Os resultados sugerem não apenas uma estratificação dos resultados do treino intercultural dentro da dimensão de consciência, conhecimento e competências práticas, mas também uma progressão em vários estadios de desenvolvimento. A partir dessas diretrizes, planeámos e implementámos um breve programa de treino intercultural para mediadores, seguindo uma abordagem de métodos mistos num desenho sequencial explicativo para avaliar o impacto do treino (estudo 3 e 4). São apresentadas evidências que o treino intercultural foi eficaz em melhorar a competência cultural percebida dos mediadores do conflito, e promoveu mudanças na conceptualização de casos. As medidas de auto-relato (estudo 1) revelaram uma maior percepção da competência intercultural global, particularmente em fatores relacionados à percepção do mediador sobre seus próprios valores e preconceitos, e estratégias de intervenção culturalmente apropriadas. A análise temática de caso-vinheta também revelou diferenças qualitativas em tópicos como caracterização de conflitos, estratégias de mediador sugeridas, características facilitadoras / obstrutivas de caso/mediador e necessidades de supervisão. Diversos argumentos são discutidos para a necessidade de infundir questões culturais nos currículos de treino de mediadores, e a adaptação das práticas aos desafios da diversidade cultural.
Designação do grau: Doutoramento em Psicologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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