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dc.contributor.advisorJalali, Marjan-
dc.contributor.advisorSimaens, Ana-
dc.contributor.authorAbalroado, Tiago José Mendes-
dc.date.accessioned2017-09-29T13:41:38Z-
dc.date.available2017-09-29T13:41:38Z-
dc.date.issued2017-06-14-
dc.date.submitted2016-12-
dc.identifier.citationAbalroado, T. J. M. (2016). A criação de valor na gestão estratégica das instituições sociais da Igreja em Portugal [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/14499por
dc.identifier.isbn978-989-8876-82-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14499-
dc.description.abstractAs Instituições Sociais da Igreja Católica constituem, em Portugal e no mundo, um dos pilares fundamentais da ação eclesial, assumindo-se como agentes ativos ao serviço da preservação da dignidade da pessoa humana, da solidariedade, do princípio da subsidiariedade e da promoção do bem comum. O problema subjacente à presente investigação reside na forma como as instituições sociais da Igreja em Portugal organizam os seus recursos e capacidades para, perante o elevado dinamismo inerente à sua envolvente, conseguirem potenciar o desempenho da sua missão. A pergunta de investigação que lhe está associada é: De que forma a identidade das instituições sociais da Igreja em Portugal exerce impacto sobre o seu processo de criação de valor? Estamos perante um conjunto de organizações que, por terem a fé como base da sua intervenção e da sua missão, são detentoras de uma identidade singular cujo impacto atinge não só os seus processos internos mas também a sua dimensão relacional e os resultados por si gerados. A resposta à questão de investigação foi conseguida mediante a adoção de uma metodologia de múltiplos casos de estudo, com entrevistas semiestruturadas a diferentes responsáveis da Cáritas em Portugal, através da qual se procurou aferir, segundo uma perspetiva macro, em que medida o "ser Igreja", analisado enquanto recurso pela aplicação do modelo VRIO, interfere nos mecanismos de suporte, de governação e de rede intrínsecos a este tipo de organizações. Os resultados sugerem que o espetro de valor destas organizações é marcado por uma dimensão humanista, que deriva do peso da identidade, cujo potencial não está a ser convenientemente explorado por força da inoperância da sua capacidade organizativa.por
dc.description.abstractThe Socio-Charitable Service composes one of the fundamental pillars of Catholic Church action in Portugal and in the world, defining itself as an active agent at the service of the preservation of human dignity, the principle of subsidiarity and the promotion of the common good. The problem underlying this research resides in the way the Church’s social institutions in Portugal organize their resources and capabilities so as to empower the development of their mission in the face of the characteristic high dynamism of their environment. Allied to this research is the question: In what way does the identity of the Church’s social institutions exert an impact on its value-creation process? Thus we face a set of organizations that, having faith as the basis of their action and and their mission, hold a singular identity whose impact reaches not only their internal processes but also their relational dimension and its results. The answer to the research question was achieved through the adoption of a multiple-case-study methodology with semi-structured interviews with different Cáritas in Portugal officials. This aimed to gauge through a macro perspective how the "churchiness", analysed as a resource by the application of the VRIO model interferes in the mechanisms of support, governance and networking intrinsic to this type of organizations. The results suggest that the value spectrum of these organizations is marked by a humanistic dimension resulting from the weight of this identity, whose potential isn’t adequately explored due to the inoperativeness of their organizational capacity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectInstituições sociaispor
dc.subjectIgreja católica -- Catholic churchpor
dc.subjectIdentidade coletiva -- Group identitypor
dc.subjectCriação de valor -- Value creationpor
dc.subjectMissionaçãopor
dc.subjectStrategic managementpor
dc.subjectIdentidade religiosa -- Religious identitypor
dc.titleA criação de valor na gestão estratégica das instituições sociais da Igreja em Portugalpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101550898por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopor
dc.subject.jelM19-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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