Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1440
Autoria: Coelho, Ana Rita
Orientação: Costa, António Firmino da
Data: 22-Abr-2009
Título próprio: Experiências de visita a um centro de ciência: Um estudo qualitativo sobre o público não-escolar do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
Referência bibliográfica: Coelho, A. R. (2008). Experiências de visita a um centro de ciência: Um estudo qualitativo sobre o público não-escolar do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/1440
Palavras-chave: Cultura científica -- Scientific culture
Centro de ciência
Público não-escolar
Experiência de visita
Science center
Non-formal public
Visiting experience
Resumo: A problemática central em que se baseia esta investigação relaciona-se com a denominada cultura científica. A ciência e a tecnologia ocupam um papel cada vez mais importante e decisivo nas sociedades contemporâneas. Todavia, têm-se registado défices assinaláveis de cultura científica na sociedade portuguesa, perante o que têm surgido novos contextos de divulgação de ciência. Os centros de ciência, criados no âmbito do programa Ciência Viva, são um deles. Estes são museus interactivos de ciência e tecnologia e representam um novo conceito de museologia. Importa pois perceber como está a ser recepcionada esta modalidade de divulgação de ciência. Como contributo para um conhecimento mais aprofundado dos públicos dos centros de ciência e do seu relacionamento com estes espaços, foi desenvolvida uma pesquisa de carácter qualitativo, centrada no público não-escolar do pólo dinamizador da rede de centros Ciência Viva - o Pavilhão do Conhecimento. O objectivo principal desta pesquisa, que passou por entrevistas a monitores e visitantes, foi identificar e interpretar diferentes experiências e estilos de visita entre o público nãoescolar. Procurou-se perceber de que forma o contexto da visita, mas também outros factores relacionados com as trajectórias biográficas, influenciam essas experiências. Captaram-se pontos em comum entre os visitantes, mas reteve-se também a sua heterogeneidade. Diferentes motivações, diferentes formas de actuar e de viver a visita, de apreciar e retirar proveitos daquele espaço, relacionadas com factores como a formação, a profissão, o interesse pela ciência, a composição do grupo de visita. Explicitou-se também a atractividade do centro de ciência para públicos menos típicos.
The central problematics in which this investigation is based on is connected to the socalled scientific culture. Science and technology take on an increasingly important and decisive role in contemporary society. However, there are records of significant deficits in scientific culture in Portuguese society, which paved the road for new ways of expanding science to a wider public. Science centers, created within the framework of the Ciência Viva program, are one of them. They are interactive science and technology museums which represent a new concept of museology. Therefore, it is important to understand how this method of expanding science is being accepted. In contribution to a more detailed knowledge of the science centers’ public and their relationship with these spaces, a qualitative research has been developed, focusing on the non-formal public of the main center of the Ciência Viva network – the Pavilion of Knowledge. The main focus of this research, which included several interviews to explainers and visitors, was to identify and interpret different experiences and visiting styles among the non-formal public. The goal was to understand in which way the context of the visit, as well as other factors related to their biographic trajectories, influences those experiences. Common points between visitors have been observed, but also their heterogeneity. Different motivations, different ways of reacting and experiencing their visit, of appreciating and enjoying the space, which are connected to such factors as education, occupation, interest in science, visit group composition. The appeal of the science center to a less usual public was also focused in this research.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_ana_rita_coelho.pdf978,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.