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http://hdl.handle.net/10071/14319
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mouro, C. | - |
dc.contributor.author | Monteiro, M. B. | - |
dc.contributor.author | Guinote, A. | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T11:52:44Z | - |
dc.date.available | 2017-08-31T11:52:44Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.issn | 0874-2049 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-21339 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/14319 | - |
dc.description.abstract | O objectivo do estudo consistiu em averiguar o papel moderador do nível de identificação com o grupo na relação entre o estatuto (assimétrico) dos grupos e a percepção de variabilidade intragrupal. Este estudo foi realizado com crianças de nove e dez anos, brancas e negras, a frequentar escolas com maioria de crianças brancas. O desenho factorial consistiu em 2 estatuto étnico x 2 nível de identificação x 2 grupo-alvo, sendo o último factor intra-sujeitos. A percepção de variabilidade foi medida através da adaptação da tarefa de distribuição de Linville et al. (1989), de onde resultaram duas medidas de variabilidade, a variância e a amplitude. Os resultados confirmaram as hipóteses de partida: verificou-se um efeito principal do grupo-alvo avaliado, sendo o grupo das crianças brancas é percebido como sendo construído por elementos mais diferenciados do que o grupo das crianças negras. O estatuto étnico, o grupo-alvo e o nível de identificação interagem mostrando que, quando é o grupo de baixo estatuto (negro) a avaliar, as suas percepções dos grupos-alvos diferem consoante o seu grau de identificação étnica. As crianças negras com elevada identificação étnica percebem o seu grupo como mais homogéneo do que o das crianças brancas, enquanto que as crianças negras com moderada identificação étnica percebem ambos os alvos com o mesmo grau de variabilidade. Os resultados são discutidos no âmbito da teoria da identidade social e sugerem-se linhas de investigação que tenham em conta a importância das identidades múltiplas para estes processos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibri | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Percepção de variabilidade | por |
dc.subject | Identidade étnica | por |
dc.subject | Relações intergrupais | por |
dc.subject | Estatutos assimétricos | por |
dc.subject | Psicologia social do desenvolvimento | por |
dc.title | Estatuto, identidade étnica e percepção de variabilidade nas crianças | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 387-408 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | The definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v16i2.485 | por |
dc.journal | Psicologia | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 16 | por |
dc.number | 2 | por |
degois.publication.firstPage | 387 | por |
degois.publication.lastPage | 408 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.title | Psicologia | por |
dc.date.updated | 2017-08-31T11:51:38Z | - |
dc.identifier.doi | 10.17575/rpsicol.v16i2.485 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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