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dc.contributor.authorMouro, C.-
dc.contributor.authorMonteiro, M. B.-
dc.contributor.authorGuinote, A.-
dc.date.accessioned2017-08-31T11:52:44Z-
dc.date.available2017-08-31T11:52:44Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.issn0874-2049por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-21339-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14319-
dc.description.abstractO objectivo do estudo consistiu em averiguar o papel moderador do nível de identificação com o grupo na relação entre o estatuto (assimétrico) dos grupos e a percepção de variabilidade intragrupal. Este estudo foi realizado com crianças de nove e dez anos, brancas e negras, a frequentar escolas com maioria de crianças brancas. O desenho factorial consistiu em 2 estatuto étnico x 2 nível de identificação x 2 grupo-alvo, sendo o último factor intra-sujeitos. A percepção de variabilidade foi medida através da adaptação da tarefa de distribuição de Linville et al. (1989), de onde resultaram duas medidas de variabilidade, a variância e a amplitude. Os resultados confirmaram as hipóteses de partida: verificou-se um efeito principal do grupo-alvo avaliado, sendo o grupo das crianças brancas é percebido como sendo construído por elementos mais diferenciados do que o grupo das crianças negras. O estatuto étnico, o grupo-alvo e o nível de identificação interagem mostrando que, quando é o grupo de baixo estatuto (negro) a avaliar, as suas percepções dos grupos-alvos diferem consoante o seu grau de identificação étnica. As crianças negras com elevada identificação étnica percebem o seu grupo como mais homogéneo do que o das crianças brancas, enquanto que as crianças negras com moderada identificação étnica percebem ambos os alvos com o mesmo grau de variabilidade. Os resultados são discutidos no âmbito da teoria da identidade social e sugerem-se linhas de investigação que tenham em conta a importância das identidades múltiplas para estes processos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologia (APP)/Edições Colibripor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPercepção de variabilidadepor
dc.subjectIdentidade étnicapor
dc.subjectRelações intergrupaispor
dc.subjectEstatutos assimétricospor
dc.subjectPsicologia social do desenvolvimentopor
dc.titleEstatuto, identidade étnica e percepção de variabilidade nas criançaspor
dc.typearticleen_US
dc.pagination387-408por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v16i2.485por
dc.journalPsicologiapor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume16por
dc.number2por
degois.publication.firstPage387por
degois.publication.lastPage408por
degois.publication.issue2por
degois.publication.titlePsicologiapor
dc.date.updated2017-08-31T11:51:38Z-
dc.identifier.doi10.17575/rpsicol.v16i2.485-
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