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dc.contributor.authorPinto, J. C.-
dc.contributor.authorPinto, A. L.-
dc.date.accessioned2017-08-30T09:31:09Z-
dc.date.available2017-08-30T09:31:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1645-4464por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-6133-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14291-
dc.description.abstractO aumento do número de empresas certificadas em Portugal e no Mundo tem vindo a demonstrar que a certificação é cada vez mais encarada como um objetivo estratégico. Mas quais serão as verdadeiras razões que justificam esta aposta dos gestores? O aumento da quota de mercado, maior competitividade ou simplesmente a melhoria da imagem organizacional? Tendo por base a evolução das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001/NP 4397 em Portugal, de 1995 até ao final de 2007, procurou analisar-se qual o nível de importância que as empresas portuguesas atribuem à certificação de uma forma geral e quais os fatores que mais contribuem para tal. A presente investigação baseou-se num estudo sobre a génese da Gestão da Qualidade e a sua evolução histórica, tendo sido suportada pela realização de um inquérito a 364 empresas certificadas com base nos referenciais acima mencionados. Os dados recolhidos foram tratados em SPSS e através da aplicação do modelo de regressão ordinal foi possível identificar os três fatores determinantes da importância da certificação – «Reduzir custos e desperdícios (retrabalho, devoluções)», «Melhorar internamente a organização (eficiência dos processos)» e «Aumentar a quota de mercado/número de clientes», referidos por ordem de importância. É de salientar a boa capacidade preditiva do modelo que classificou corretamente 72,3% dos casos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherINDEG/PROJECTOS - Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarialpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da Qualidadepor
dc.subjectSistema Português de Qualidadepor
dc.subjectCertificaçãopor
dc.subjectModelo de Regressão Ordinalpor
dc.titleA importância da certificação de sistemas da gestão da qualidade em Portugalpor
dc.typearticleen_US
dc.pagination48-61por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalRevista Portuguesa e Brasileira de Gestãopor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume10por
dc.number1-2por
degois.publication.firstPage48por
degois.publication.lastPage61por
degois.publication.issue1-2por
degois.publication.titleRevista Portuguesa e Brasileira de Gestãopor
dc.date.updated2017-08-30T09:30:35Z-
Aparece nas coleções:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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