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http://hdl.handle.net/10071/14152
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Title: Vidas que se contam: os impactos da experiência EFA nas trajetórias de imigrantes e de descendentes de imigrantes
Authors: Pereira, Sofia Barros Rodrigues de Castro
Orientador: Ávila, Patrícia
Machado, Fernando Luís
Keywords: Sociologia da educação
Educação de adultos
Formação profissional
Imigrantes africanos
Mercado de trabalho
Portugal
Adult education and training
Impacts
Labour migrants
Descendants of immigrants
Biographical approach
Issue Date: 27-Jun-2017
Citation: PEREIRA, Sofia Barros Rodrigues de Castro - Vidas que se contam: os impactos da experiência EFA nas trajetórias de imigrantes e de descendentes de imigrantes [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14152>.
Abstract: A presente investigação tem por tema geral perceber o impacto dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA B3), inseridos na Iniciativa Novas Oportunidades, nas trajetórias de vida de imigrantes e de descendentes de imigrantes com baixas qualificações escolares e profissionais, que adquiriram uma dupla certificação – escolar e profissional - nestes cursos. Pretende-se compreender as mudanças e os impactos resultantes da frequência e certificação num curso EFA B3 nas suas trajetórias de vida, nas dimensões pessoal, social e profissional. Em termos metodológicos, depois da caracterização do universo de imigrantes e de descendentes de imigrantes certificados em cursos EFA, foram realizadas entrevistas biográficas, com o objetivo de colocar as trajetórias de vida destes imigrantes e seus descendentes em história, dando conta das descontinuidades inerentes à vida nas sociedades contemporâneas, onde os desafios de (re)adaptação nas trajetórias são constantes, e procurando identificar as transformações /impactos decorrentes da frequência e da certificação num Curso EFA de nível básico. O entrecruzamento dos relatos recolhidos com a observação prolongada dos terrenos de pesquisa evidenciou que medir - subjetivamente - os impactos, tendo apenas em conta a dimensão profissional, é redutor. O que está em causa na educação e formação de adultos não pode ser exclusivamente perspectivado na esfera da inserção - ou não - no mercado laboral. A análise dos testemunhos recolhidos mostrou que tanto a dimensão pessoal como a dimensão social não podem ser descuradas, uma vez que terão impactos a longo prazo, não só nas vidas dos/das imigrantes e descendentes de imigrantes entrevistados/as, como também na vida dos seus filhos - sobretudo dos que estão em idade escolar.
This research aims to understand the impact of Adult Education and Training Courses (EFA B3) in the life trajectories of immigrants and descendants of immigrants with low educational and professional qualifications, who acquired a double certification - school and professional - through these training courses. We intend to understand the changes and the impacts that the EFA B3 courses have in their life trajectories, taking into account personal, social and professional dimensions. In terms of methodology, after the characterization of the universe of immigrants and descendants of immigrants with certified EFA training courses, we conducted biographical interviews with the purpose of putting the life trajectories of these immigrants and their descendants in history, considering the discontinuities inherent to life in contemporary societies where the challenges of (re) adaptation of life trajectories are constant. The intersection of the stories collected with long-term observation on the ground showed that measuring the impacts - subjectively - by only taking into account the professional dimension is reductive. What is at stake in adult education and training cannot be seen exclusively in terms of their insertion - or not - in the labour market. The analysis of collected evidence showed that personal and social dimension cannot be neglected as they will have long-term impacts, not only in the lives of the interviewed immigrants and descendants of immigrants, but also in the lives of their children - especially those who are of school age.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14152
Thesis identifier: 101344210
ISBN: 978-989-8876-46-1
Designation: Doutoramento em Sociologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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