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dc.contributor.authorCarvalhosa, S.-
dc.contributor.authorDomingos, A.-
dc.contributor.authorSequeira, C.-
dc.date.accessioned2017-07-21T09:14:15Z-
dc.date.available2017-07-21T09:14:15Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0870-8231por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-6146-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14116-
dc.description.abstractOs modelos lógicos são uma maneira sucinta de mostrar e ilustrar como um projecto foi concebido e está a ser desenvolvido e resume os principais elementos do projecto. O modelo lógico do programa GerAccões é apresentado. Foi desenvolvido como uma forma de planeamento estratégico, que vem sendo utilizado para uma melhoria contínua do programa e, agora, no final deste, para o planeamento da avaliação. Os componentes do modelo lógico do GerAcções são: (1) Missão do programa – envolver as pessoas que moram ou trabalham na Freguesia de Santa Maria de Belém (Lisboa), como os membros chave na promoção dos seus interesses e na resolução dos seus problemas, afim de construir uma comunidade saudável; (2) Recursos – parcerias, coligações comunitárias e patrocinadores; (3) Objectivos – Gerais: envolvimento de crianças e jovens, famílias e seniores no seu próprio processo de desenvolvimento, bem como o envolvimento da comunidade e parceiros da rede social para uma intervenção integrada no processo de construção de uma comunidade saudável, e Específicos: o empowerment comunitário, a promoção da saúde e prevenção da violência, o bem estar e qualidade de vida; (4) Actividades – Conselho Consultivo, a intervenção nas escolas, Roteiro de espaços lúdicos, Centro Jovem e Centro Sénior, Formação Parental, Comissão Social de Freguesia, Dia Europeu dos Vizinhos, Publicações; (5) Cronograma – desde Março de 2006 até Fevereiro de 2010; (6) Resultados – maior conhecimento em relação aos comportamentos positivos para a saúde, o aumento das competências pessoais e sociais para as crianças e os jovens, os pais aumentarem seus conhecimentos e competências de comunicação positiva, aumentar a participação comunitária, estabelecimento de redes de suporte formais e informais; (7) Indicadores – número de participantes, conhecimentos e competências alcançados, mudança de atitudes e de condições; (8) Medidas – quantitativa como inquéritos e aplicação de escalas, e qualitativas como grupos de discussão e entrevistas; (9) Sustentabilidade; e (10) Avaliação. A avaliação do programa GerAcções é pertinente, neste momento, providenciando informação sobre o valor e a importância do programa através de investigação sistemática. A avaliação tem um objectivo e as informações fornecidas serão usadas para facilitar a decisão do rumo das acções.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPApor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectIntervenção comunitáriapor
dc.subjectModelo lógicopor
dc.titleModelo lógico de um programa de intervenção comunitária GerAcçõespor
dc.typearticleen_US
dc.pagination479-490por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.14417/ap.319por
dc.journalAnálise Psicológicapor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume28por
dc.number3por
degois.publication.firstPage479por
degois.publication.lastPage490por
degois.publication.issue3por
degois.publication.titleAnálise Psicológicapor
dc.date.updated2017-07-21T09:13:19Z-
dc.identifier.doi10.14417/ap.319-
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