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http://hdl.handle.net/10071/14045
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Title: Impact of social media in sports marketing
Authors: Gadiraju, Gaurav Kumar
Orientador: Ferreira, Monica
Keywords: Social Media
Sports
Marketing
Internet
Advertising
Meios de comunicação
Marketing desportivo
Marketing eletrónico
Estratégias de marketing
Issue Date: 29-Nov-2016
Citation: GADIRAJU, Gaurav Kumar - Impact of social media in sports marketing [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, Ano. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14045>.
Abstract: The purpose of this research is to evaluate the impact of social media in the field of sports marketing. This is carried out through an in-depth analysis on sports marketing and the rising popularity of social media marketing for sports brands in the world. One such brand is Nike, Inc. This company has shifted its focus to digital marketing. As social media marketing started to explode, the traditional marketing methods such as print, radio and television have begun to slowly fade off into the sunset. The research revolves around the evolution of marketing from traditional to digital techniques over the years. After a significant literature review, a questionnaire regarding the viewing and engagement habits of consumers in Portugal regarding the advertisements of sports brands on traditional and social media was distributed on the internet and 505 responses were collected from people living in Portugal. The results of the questionnaires and the findings obtained lean towards the conclusion that traditional media still holds good value in the market place; at least in Portugal. Social media marketing can be an effective extension of traditional marketing for sports brands. This study demonstrates that sports brands do not need to eliminate traditional marketing methods altogether but must use social media as a supporting factor to their traditional media marketing techniques.
O objetivo da presente pesquisa é avaliar o impacto dos media no campo do marketing desportivo. Este trabalho foi concebido através de uma profunda análise do marketing desportivo e da crescente popularidade do marketing dentro dos meios de comunicação para marcas desportivas. Uma dessas marcas é a Nike, Inc.,que recentemente mudou o seu foco para o marketing digital. Com a popularização do marketing nos media, os meios tradicionais, como a imprensa escrita, rádio e televisão, começaram a cair em desuso. Esta pesquisa aborda a evolução do marketing desde os meios tradicionais às técnicas digitais e a sua utilização no sector do desporto ao longo dos anos. Após uma vasta revisão de literatura e uma pesquisa aprofundada sobre o tema em questão, foi preparado um questionário, seguidamente distribuído através da internet. Foram obtidas 505 respostas no território português, com o objetivo de investigar o envolvimento dos participantes e dos seus hábitos com campanhas promocionais e conteúdos de marcas desportivas em meios de comunicação tradicional e social. A conclusão alcançada através da análise dos resultados dos questionários é de que os media tradicionais ainda têm uma importância relativa no mercado. As campanhas de marketing dos sociais são uma extensão eficaz dos media tradicionais para as marcas desportivas. Este estudo revela que marcas desportivas não devem excluir totalmente o uso de meios tradicionais de marketing, mas sim utilizá-los como um suporte para as suas técnicas tradicionais de comunicação.
Description: JEL: M1 - Business Administration; M31 – Marketing; M37 - Advertising
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14045
Thesis identifier: 201345544
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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