Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14028
Autoria: Silva, Hérika Juliana da
Orientação: Ramalho, Nelson Campos
Data: 13-Dez-2016
Título próprio: Segmentação de recursos humanos: o caso do front-office no setor de luxo acessível
Referência bibliográfica: SILVA, Hérika Juliana da - Segmentação de recursos humanos: o caso do front-office no setor de luxo acessível [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14028>.
Palavras-chave: Luxury market
Human resources segmentation
Affordable luxury
Resumo: As empresas que operam no setor do luxo são impulsionadas para desenvolver e adotar estratégias eficazes a fim de aumentar a competitividade e garantir o sucesso organizacional. Na relação com o mercado, estas empresas identificam segmentos de clientes para adaptar as suas estratégias de atendimento, venda e fidelização através da sua força comercial de contato direto. O paralelo interno desta segmentação de clientes externos não tem sido alvo de estudo sistemático. Pretende-se assim identificar o perfil de competências dos Recursos Humanos em front-office ajustado a cada segmento de mercado do luxo acessível e contribuir para o desenvolvimento da segmentação dos Recursos Humanos. Considerando a sua natureza incipiente, o estudo é indutivo, de metodologia qualitativa e caráter exploratório baseando-se em entrevistas semi-estruturadas para análise de conteúdo. Desta análise resulta a constatação da segmentação interna de competências ajustada a cada segmento externo neste tipo de mercado.
Companies operating in the luxury sector are driven to develop and adopt effective strategies to increase competitiveness and ensure organizational success. In their relation with the market, these companies identify customer segments to tailor their service strategies, sales and loyalty through its direct contact sales force. The internal parallel of this market segmentation has not been systematically researched. The aim of this study is to identify the HR competence profile in the front-office adjusting for each market segment of affordable luxury and thus contribute to the development of HR segmentation. Considering its incipient nature, the study is inductive, with a qualitative and exploratory methodology based on semi-structured interviews for content analysis. This analysis shows that interna HR skills segmentation follows each outer segment in this type of market.
Designação do grau: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Herika_Silva_VF.pdf
  Restricted Access
1,38 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.