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dc.contributor.advisorJoaquim, Graça-
dc.contributor.authorDelgado, Marta Moreira-
dc.date.accessioned2017-07-06T14:55:53Z-
dc.date.available2017-07-06T14:55:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationDELGADO, Marta Moreira - Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso[Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13888>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13888-
dc.description[JEL Classification System: M14; Z32]por
dc.description.abstractA Responsabilidade Social é um conceito e um conjunto de práticas com mais de meio século. Cada década enfrenta novos desafios e a Responsabilidade Social tem-se complexificado, abrangendo novas áreas, estando presente nas agendas mundiais. Em todas as áreas existem múltiplos paradigmas e uma pluralidade de agendas no contexto da academia, das empresas, das instituições ou das organizações não governamentais. A Responsabilidade Social representa o desafio de um mundo sustentável e se todos concordam com esta premissa, as formas de conceptualização e as respetivas formas de atuação afiguram-se bastante distintas. Sendo a Responsabilidade Social anterior à conceptualização do desenvolvimento sustentável, esta constitui hoje um dos seus instrumentos privilegiados de operacionalização. Nos sectores do turismo e da hotelaria, a responsabilidade social está fortemente presente, tanto através do desenvolvimento sustentável, dos stakeholders, como da especial sensibilidade destes sectores no contexto da globalização. A proposta deste trabalho é analisar o discurso dos websites dos hotéis estudados e o discurso comunicado pelos responsáveis deste domínio, através da realização de entrevistas semidiretivas. Os hotéis estudados pertencem a uma unidade hoteleira americana, uma portuguesa e um hotel independente, em Lisboa. Os resultados apontam para abordagens distintas, permitindo compreender que cada unidade segue uma abordagem diferente de responsabilidade social e permitiu ainda analisar as descoincidências entre os discursos comunicados pelos websites e aquele que é comunicado pelas entidades entrevistadas. Em síntese, relativamente aos hotéis estudados, existe uma predominância da dimensão filantrópica da responsabilidade social, no que respeita tanto à interpretação do conceito, como das suas práticas.por
dc.description.abstractSocial Responsibility is a concept and a set of practices with more than half a century. Each decade is facing new challenges and social responsibility has been complexified covering new areas, through its presence in global agendas. In all areas there are multiple paradigms in the context of academics, corporations, institutions or non-governmental organizations. Social responsibility is the challenge of a sustainable world and if everyone agrees with this premise, the forms of conceptualization and the respective forms of action appear to be quite distinct. Social Responsibility concept is previous to the definition of sustainable development but it is now one of its privileged instrument operation. In tourism and hotel management sectors, social responsibility is strongly present, both through sustainable development, stakeholders, such as the special sensitivity of these sectors in the context of globalization. The dissertation’s proposal was to understand the information communicated by the studied hotel’s website and the discourse of the person responsible by social responsibility in the hotels, through semi-directive interviews. The goal was to select three hotels: one American chain, one from a Portuguese chain and finally an independent hotel, located in Lisbon. This allowed us to understand that each hotel has a different approach of social responsibility and especially allowed us to analyse the “discoincidence” among speeches of websites and the person interviewed. The conclusion was that the predominance of the philanthropic dimension of social responsibility and its concern varies according to the interpretation of its definition and the implementation of its practices.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectSocial Responsibilitypor
dc.subjectEthicspor
dc.subjectTourismpor
dc.subjectHospitalitypor
dc.titleResponsablidade social em hotelaria: um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201532700por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
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