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dc.contributor.advisorFerreira, Mónica Montes Mendes Rocha-
dc.contributor.authorRevez, Catarina Sofia Leonor-
dc.date.accessioned2017-07-05T11:29:48Z-
dc.date.available2017-07-05T11:29:48Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationREVEZ, Catarina Sofia Leonor - Blogs as a new tool of the communication mix [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13862>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13862-
dc.description.abstractThis study is framed within the marketing field, specifically in the communication field. As the title indicates, “blogs as a new tool of the communication mix”, the project is related specifically to communication in blogs and its main objective is to study blogs as a new tool of the communication mix. In this study, several concepts are discussed, such as communication, social networks and blog advertising. Additionally, a framework is made about the status of the Internet in the world and in Portugal, the evolution and growing impact of blogs and the relationship between brands and blogs. This research has as main objectives to understand how blogs are presented in the communication mix of companies, what the whole dynamics of communication in blogs includes and also the perceptions of the three groups of stakeholders (consumers, brands and bloggers) regarding blogs as a new communication tool. With the realization of this project, it was possible to conclude that almost all the consumers studied visit blogs and one of the main reasons for it is to obtain information on products and/or brands. In addition, it was concluded that, for both bloggers and brands studied, communication in blogs is a widespread practice and, specifically to the brands, it is a strategy that has proved to be quite advantageous. Finally, it was concluded that, for most of the brands studied, blogs are not presented as an independent variable in the communication mix but are, on the other hand, included in public relations and/or in advertising.por
dc.description.abstractEste estudo enquadra-se na área de marketing, especificamente na área de comunicação. O tema prende-se concretamente com a comunicação nos blogs e o seu principal objetivo consiste em estudar os blogs enquanto nova ferramenta do mix de comunicação. Neste estudo, são abordados conceitos como comunicação, redes sociais e publicidade em blogs. Adicionalmente, é feito um enquadramento do estado da Internet no mundo e em Portugal, da evolução e impacto crescente dos blogs e da relação entre as marcas e os blogs. Esta investigação tem como principais objetivos perceber de que forma é que os blogs são introduzidos no mix de comunicação das empresas, o que envolve toda a dinâmica da comunicação em blogs e também as perceções dos três grupos de intervenientes (consumidores, marcas e bloggers) quanto aos blogs enquanto nova ferramenta de comunicação. Com a realização deste projeto, foi possível concluir que a quase totalidade dos consumidores estudados visita blogs e que uma das principais motivações para tal é a obtenção de informação sobre produtos e/ou marcas. Adicionalmente, concluiu-se que, tanto para os bloggers como para as marcas estudadas, a comunicação em blogs é uma prática recorrente e, especificamente para as marcas, é uma aposta que se tem mostrado bastante vantajosa. Por fim, foi possível concluir que, na maioria das marcas estudadas, os blogs não constam como uma variável independente no mix da comunicação mas estão, por outro lado, incluídos em relações públicas e/ou em publicidade.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectBlogspor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectAdvertisingpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectPublicidade electrónicapor
dc.titleBlogs as a new tool of the communication mixpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201554224por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
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