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dc.contributor.authorCoelho, Rodrigo-
dc.date.accessioned2017-07-04T15:16:27Z-
dc.date.available2017-07-04T15:16:27Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.issn2182-3030por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13845-
dc.description.abstractTendo em conta a encruzilhada de “conceitos”, de contradições e indefinições que tendem a fragilizar do ponto de vista disciplinar, não apenas o saber teórico e prático, mas também o papel do arquitecto e da arquitectura, na definição do espaço público e da cidade, e tendo em conta a maior complexidade e a maior incerteza no que diz respeito aos processos de construção da cidade e do espaço público, este texto procura evidenciar, a partir de um exemplo concreto – as intervenções realizadas no espaço público no âmbito da 1ª fase do projecto do metro do Porto – a plausibilidade e necessidade de (continuar a) pensar e materializar o espaço público na cidade contemporânea enquanto suporte projectado e construído dotado de desígnios e de formas precisas e significantes. Fundamentalmente procuraremos salientar a urgência da reafirmação do papel urbanístico do espaço público na construção da cidade presente e futura e, consequentemente, na necessidade de identificação e justificação do valor ou significado do projecto, ou seja, na relevância que o acto de “projectar e construir o espaço público” ainda pode ter, em particular na cidade alargada. A 1ª fase projecto do Metro do Porto, que teve como coordenador geral Eduardo Souto de Moura, e se tem vindo a materializar no terreno entre 1999 e 2008, permitiu não apenas afirmar a potencialidade das intervenções do metro enquanto elementos estruturantes de um urbano mais disperso (permitindo a requalificação contínua de importantes tramos urbanos), como tornou possível o reconhecimento de uma nova tectónica para o conjunto metropolitano.por
dc.description.abstractConsidering the crossroads of "concepts", contradictions and uncertainties that tend to weaken, from the disciplinary point of view, the role of the architect and architecture in the definition of public space and the city, this paper seeks to highlight, from a concrete example - the interventions in public space within the 1st phase the project of the Porto metro - the plausibility and need to design and build public space in the contemporary city under accurate and meaningful principles. Primarily we will seek to emphasize the urgency of the reaffirmation of the urban role of public space in today´s “construction” of the city, and hence the need for identification and justification of the value or significance of the “project”; that is, we will seek to emphasize the relevance of the act of "design and build public space" may still have today, particularly in the enlarged city. The 1st phase of the Metro do Porto project, which had as general coordinator Eduardo Souto de Moura, which has been materialized “on the ground” between 1999 and 2008, allowed not only to confirm the potential of interventions Metro as structuring elements of a more dispersed urban areas, as made possible the identification of a new tectonic for the whole metropolitan area.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-IULpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCidade contemporâneapor
dc.subjectEspaço públicopor
dc.subjectInfra-estruturapor
dc.subjectProjecto urbanopor
dc.subjectTectónica metropolitanapor
dc.titleA tectónica da infra-estrutura: construir o espaço público na cidade alargadapor
dc.typearticle-
dc.pagination94-109por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number34por
degois.publication.firstPage94por
degois.publication.lastPage109por
dc.identifier.doi10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2017.034.art08-
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