Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13805
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntónio, Nelson-
dc.contributor.authorCorreia, João Filipe Amado-
dc.date.accessioned2017-06-30T17:25:26Z-
dc.date.available2017-06-30T17:25:26Z-
dc.date.issued2016-11-03-
dc.date.submitted2016-12-
dc.identifier.citationCORREIA, João Filipe Amado - Internationalization of SMES: business opportunities in Chile [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13805>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13805-
dc.description.abstractThe main goal of this study is to identify the main business opportunities in Chile, legal advantages in the business perspective and entry strategies for small and medium sized enterprises (SMEs). The methodology used was qualitative, by conducting several interviews with chamber of commerce representative from Portugal in Chile and Chile in Portugal, several young entrepreneurs from different nations operating in Chile, the CEO of a Spanish company that decided to not internationalize to Chile and one large company that internationalized to Chile ten years ago as SME. The aim of these interviews was to understand the environment and process taken by SMEs and what kind of barriers and advantages did they find in this process. With both chamber of commerce, the author tried to identify macroeconomic factors that make the country interesting for SMEs. Finally, through the CEO of a Spanish SME specialized in IT services, the author tried to identify what made this company to analyze Chile as a possibility but not go further with the internationalization process. Research results find around ten business opportunities for SMEs, one program for international small business financing and development and the recommendation from the majority of the interviews in starting an internationalization process by developing a partnership or joint venture with a local partner or to internationalize through Startup Chile programs.por
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo é identificar as principais oportunidades de negócios no Chile, vantagens legais na perspetiva de negócios e estratégias de entrada para as pequenas e médias empresas (PME). A metodologia utilizada foi qualitativa, através da realização de entrevistas com os representantes da câmara de comércio de Portugal no Chile e de Chile em Portugal, vários jovens empresários de diferentes países que operam no Chile, o CEO de uma empresa espanhola que decidiu não se internacionalizar para o Chile e uma grande empresa que se internacionalizou para o Chile há dez anos como PME. O objetivo destas entrevistas foi o de recolher dados que permitissem compreender o processo de tomada de decisão das PMEs, nomeadamente as vantagens e as dificuldades com que se deparam no processo de internacionalização. As entrevistas com os representantes das duas câmaras de comércio, permitiram identificar fatores macroeconômicos que tornam o país atrativo para as PME do ponto de vista institucional. Por seu lado, as entrevistas com representantes de várias PMEs permitiram identificar vantagens e dificuldades encontradas neste processo. E finalmente, através da entrevista ao CEO de uma PME espanhola especializada em serviços de Tecnologias de Informação, foi possível conhecer as dificuldades com que esta empresa se deparou que inviabilizaram o processo de internacionalização para o Chile. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar quais as principais áreas que constituem oportunidades de negócios para as PME no Chile. O programa para financiamento e desenvolvimento de pequenas e médias empresas Startup Chile e algumas das recomendações dos entrevistados constituem um recurso importante para as PMEs que pretendam iniciar um processo de internacionalização para o Chile. O desenvolvimento de uma parceria ou joint venture com um parceiro local, surgem como estratégias a considerar no processo de internacionalização.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectSMEspor
dc.subjectChilepor
dc.subjectBusinesspor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectPME Pequenas e Médias Empresaspor
dc.subjectInternacionalização das empresaspor
dc.subjectModelos de negóciopor
dc.subjectJoint venturespor
dc.titleInternationalization of SMES: business opportunities in Chilepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201276291por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INTERNATIONALIZATION OF SMES BUSINESS OPPORTUNITIES IN CHILE.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.