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http://hdl.handle.net/10071/13702
Autoria: | Alves, Luís Miguel Farinha da Silva |
Orientação: | Ramos, Tânia Rodrigues Pereira Ramos |
Data: | 2016 |
Título próprio: | Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points |
Referência bibliográfica: | ALVES, Luís Miguel Farinha da Silva - Um paradigma disruptivo no transporte rodoviário de longo curso: o uso de relay points [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13702>. |
Palavras-chave: | Gestão Planeamento dos transportes Organização do tempo de trabalho Segurança no trabalho Qualidade de vida Carga completa Relay points Retenção de condutores Expedição híbrida Truckload Relay points Drivers’ retention Mixed fleet dispatching |
Resumo: | Desde a década de 90 que a reduzida retenção dos condutores de longo curso se assume
como uma preocupação das empresas que lidam com transporte rodoviário de carga
completa. As longas jornadas de trabalho dos condutores, pernoitando dias consecutivos
“em estrada”, constituem o principal catalisador para o elevado turnover.
Face ao problema exposto, uma abordagem disruptiva tem emergido na academia,
introduzindo o conceito de relay points: pontos na rede onde os condutores trocam os
reboques entre si. A “partilha” da mercadoria entre condutores evita percorrerem longas
distâncias, possibilitando regressos frequentes ao domicílio e, subjacentemente, uma
maior qualidade de vida.
O presente estudo visa propor um modelo de apoio a decisões estratégicas para a
implementação de redes baseadas em relay points, descrevendo algoritmos para a
localização destes pontos e critérios para a expedição das mercadorias. Aplicou-se o
modelo desenvolvido a um caso real, permitindo comparar a sua viabilidade com o atual
sistema de operação do transportador.
Os resultados obtidos permitem evidenciar importantes benefícios para os stakeholders
envolvidos. No cenário mais favorável, poderão ser evitadas anualmente mais de 14.500
dormidas “em estrada”, sendo que 74% da mercadoria será expedida através de relay
points, e geradas, nesta via, poupanças anuais na ordem dos 175.000€ para a empresa.
Neste sentido, o modelo desenvolvido atua ao nível da sustentabilidade social (ótica dos
condutores) e permite reduzir custos de operação às empresas, sem comprometer, porém,
os prazos de entrega com o cliente. Assim, os stakeholders envolvidos beneficiam com a
implementação de redes baseadas em relay points Since the 90’s, the low retention of long haul drivers is a concern to the companies that deal with truckload road transport. The long working hours of truck drivers and sleeping consecutive days “on the road” are the main catalyst for high turnover. In view of the above, a disruptive approach has emerged, introducing the concept of relay points: points on the network where drivers swap trailers together. The “sharing” of freights between drivers avoids travelling long distances, enabling the drivers to frequently return home and consequently provides a higher quality of life. This study aims to propose a model to support strategic decisions for the implementation of network-based relay points, describing algorithms for the location of these points and criteria for the dispatching of freights. The model was applied to a real situation, allowing a comparison of its feasibility on the current carrier’s operation system. The results obtained show important benefits for the stakeholders involved. In the most favorable scenario it is possible to avoid, each year, more than 14,500 overnight stays “on the road”, and 74% of the carrier’s freights will be dispatched through relay points, and this will generate € 175,000 of annual savings to the carrier. Therefore, the developed model operates at the level of social sustainability (drivers’ perspective) and reduces operating costs for businesses, without compromising, however, the delivery time to the customer. Thus, the stakeholders involved benefit from the implementation of network-based relay points |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_Luís Alves_54583_VF.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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