Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13674
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Marília Prada-
dc.contributor.advisorRodrigues, David Filipe-
dc.contributor.authorLopes, Joana Maria Chaves da Silva Teixeira-
dc.date.accessioned2017-06-01T15:32:57Z-
dc.date.available2017-06-01T15:32:57Z-
dc.date.issued2016-11-14-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationLOPES, Joana Maria Chaves da Silva Teixeira - Validation of subjective norms of food images [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13674>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13674-
dc.descriptionAPA Classification Categories and Codes 3260 Eating Disorders 3900 Consumer Psychologypor
dc.description.abstractThis work presents subjective rating norms for a set of 210 food images. This image set was selected from a validated database – FoodPics (Blechert et al., 2014) – originally comprising 568 food images. Images were selected based on objective criteria established a priori (e.g., recognizability of the food item) and were categorized as beverages (e.g., coffee), cereals (e.g., bread), fruits (e.g., apples), sweets (e.g., chocolate), meals (e.g., pasta with tomato sauce), proteins (e.g., eggs) and vegetables (e.g., broccolis). Our main goal was to provide further validation to this database, using a sample from a different nationality (N = 307 Portuguese volunteers, MAge = 34.67 years old, SD =13.49) and to extend the number of dimensions used to evaluate each image. In an online survey each stimulus was evaluated by a minimum of 30 participants regarding arousal, familiarity, valence, liking, frequency of consumption, perceived caloric content, perceived healthiness, palatability, caving/ desire to eat and perceived level of transformation. Here we present the descriptive statistics (means, standard deviations, and confidence intervals) for each dimension, per stimulus and per food categories. We also present the correlations between evaluative dimensions, and compare evaluations between low and high calorie foods, as well as between non-processed and processed food. This database constitutes an important tool with potential to researchers of different fields (e.g., eating behavior, food perception and eating disorders).por
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de normas subjectivas de um conjunto de 210 imagens de comida. Este conjunto de imagens foi selecionado a partir de uma base de dados validada a nível internacional – FoodPics (Blechert, Meule, Busch & Ohla, 2014) – originalmente composta por 568 imagens de comida. As imagens foram selecionadas com base em critérios estabelecidos à priori (e.g., reconhecimento do item) e categorizadas em bebidas (e.g., café), cereais (e.g., pão), fruta (e.g., maçãs), doces (e.g., chocolate), refeições (e.g., pasta com molho de tomate), proteínas (e.g., ovos) e vegetais (e.g., brócolos). O nosso principal objetivo foi fornecer uma validação mais completa desta base de estímulos, usando uma amostra de diferente nacionalidade (N = 307 voluntários Portugueses, Midade = 33.67 anos, DP =13.49) e alargar o número de dimensões usadas para avaliar cada uma das imagens. Num questionário online, cada estímulo foi avaliado por um mínimo de 30 participantes, considerando o nível de activação fisiológica, familiaridade, valência, preferência, frequência de consumo, quantidade calórica percebida, salubridade percebida, palatabilidade, desejo/ vontade de comer e grau de transformação percebido. Aqui apresentamos as estatísticas descritivas (médias, desvios padrão, e intervalos de confiança) para cada dimensão, por estímulo e por categoria de comida. Apresentamos ainda as correlações entre as dimensões avaliadas e a comparação entre comida com pouco valor calórico e alto valor calórico, bem como entre comida não-processada e processada. Esta base de estímulos constitui uma ferramenta importante com potencial para investigadores em diferentes campos (e.g., comportamento alimentar, percepção de comida e doenças alimentares).por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEating disorderspor
dc.subjectConsumer psychologypor
dc.subjectSubjective ratingspor
dc.subjectArousalpor
dc.subjectFamiliaritypor
dc.subjectValencepor
dc.subjectLikingpor
dc.subjectFrequency of consumptionpor
dc.subjectPerceived caloric contentpor
dc.subjectPerceived healthinesspor
dc.subjectPalatabilitypor
dc.subjectCaving/ desire to eat and perceived level of transformationpor
dc.subjectPsicologia do comportamentopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectDistúrbios alimentarespor
dc.subjectImagempor
dc.subjectProduto alimentarpor
dc.titleValidation of subjective norms of food imagespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201331217por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL .pdf
  Restricted Access
2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.