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http://hdl.handle.net/10071/13642
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Title: Diver-cidades empresariais em Portugal: estratégias de imigrantes em mercados locais
Authors: Oliveira, Catarina Reis de
Orientador: Guerreiro, Maria das Dores
Baganha, Maria Ioannis
Keywords: Sociologia económica
Imigrantes
Empreendedorismo
Mercado de trabalho
Estratégias individuais
Capital cultural
Immigrant entrepreneurship
Entrepreneurial strategies
Opportunity structure
Ethnic resources
Issue Date: 8-Mar-2017
Citation: OLIVEIRA, Catarina Reis de - Diver-cidades empresariais em Portugal: estratégias de imigrantes em mercados locais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13642>.
Abstract: Os contributos das iniciativas empresariais de imigrantes para as economias europeias só há relativamente pouco tempo foram reconhecidos. Em Portugal, tal como noutros contextos de acolhimento, os imigrantes têm ao longo das últimas décadas consolidado taxas de empreendedorismo mais elevadas que os nacionais. Contudo, nem todos os grupos imigrantes têm a mesma propensão para o empreendedorismo, nem as taxas de empreendedorismo imigrante são constantes no tempo e no espaço, variando ao longo dos anos e em função dos municípios do país. Este trabalho identifica e demonstra a interferência de vários determinantes no desenvolvimento de estratégias empresariais de imigrantes em Portugal, dando especial destaque a três dimensões explicativas: a estrutura de oportunidades (considerando a interferência do contexto legal, das características do mercado de trabalho e do sistema económico, e da receção social e opinião pública); as características e recursos comunitários inerentes ao grupo de pertença dos imigrantes; e os recursos pessoais dos imigrantes que potenciam o seu empreendedorismo. Portugal não é um caso singular ou excecional de um país de imigração ou de um contexto de acolhimento de empresários imigrantes. Ainda assim, no estudo do empreendedorismo imigrante, o caso português torna-se particularmente interessante de analisar porque permite sublinhar a interferência de determinantes que afetam o comportamento empresarial imigrante nas sociedades de acolhimento e ilustrar os impactos que mudanças de políticas, do sistema económico e da opinião pública podem ter nesses empreendedores. Contrastando com o que alguns investigadores da temática têm defendido, o caso português permite ainda demonstrar que as estratégias empresariais dos imigrantes são bastante mais diversas e complexas do que as defendidas e caracterizadas estratégias étnicas.
The contributions of the immigrant entrepreneurial initiatives to the European economies only recently were recognized. Over the last decades in Portugal, as in other host contexts, immigrants consolidated entrepreneurial rates higher than nationals. However, not all immigrant groups display the same propensity to entrepreneurship. Furthermore the immigrants’ entrepreneurial rates are not constant in time and over space, but vary over the years and according to the municipalities of the country. This research identifies and demonstrates the interference of several determinants to the development of immigrant entrepreneurial strategies in Portugal, giving special attention to three explanatory dimensions: the opportunity structure (considering the interference of the legal context, the characteristics of the labour market and of the economic system, and the social reception and public opinion); the characteristics and the community resources of the immigrant group; and the personal resources of the immigrant and that potential its entrepreneurship. Portugal is neither a single or exceptional immigrant country nor a special host context to immigrant entrepreneurs. Even so, to the wider study of immigrant entrepreneurship, the Portuguese case becomes particularly interesting to analyse because it allows highlighting the interference of the determinants that affect immigrant entrepreneurial behaviour in host societies and emphasise the impacts that changes in policy, in the economy and in public opinion might have in those entrepreneurs. Moreover, contrasting with which several researchers of the field have been defending and simplifying with the ethnic strategies, the Portuguese case also allows to demonstrate that the immigrant entrepreneurial strategies are remarkable diverse and complex.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13642
Thesis identifier: 101231237
ISBN: 978-989-8876-03-4
Designation: Doutoramento em Sociologia
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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