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dc.contributor.advisorAmaro, Rogério Roque-
dc.contributor.authorPortugal, Joana Maria Andrade Coelho Nunes-
dc.date.accessioned2017-05-30T14:32:16Z-
dc.date.available2017-05-30T14:32:16Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationPortugal, J. M. A. C. N. (2016). Efeitos na inclusão social percebidos pelos participantes num programa de mentoria: O caso do PENDULUM [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/13639pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13639-
dc.description.abstractA coesão social é a “questão social” dos dias de hoje. Ela traduz-se na necessidade de garantir uma sociedade mais justa, mais igualitária e que inclua todos os cidadãos. Vários autores exploram o conceito de inclusão social e é generalizado que é o oposto à exclusão social. São identificados os domínios de inclusão/ exclusão social. Com a presente investigação, pretende-se conhecer os efeitos na inclusão social percebidos pelos participantes num programa de mentoria levado a cabo pelo consórcio PENDULUM. O programa de mentoria do PENDULUM baseia-se em dois projetos financiados: MOMIE – Models of Mentoring for Inclusion and Employment e MEGAN – Mentoring for Excluded Groups and Networks. Para o desenvolvimento do estudo empírico adota-se uma metodologia qualitativa, através da condução de entrevistas a mentorandos e a observadores privilegiados (mentores, técnicos do RSI, coordenadores dos programas) e à análise de conteúdo, com vista à identificação de categorias. Os resultados das entrevistas mostram que os mentorandos identificam efeitos positivos da mentoria em seis domínios: capacidade de consumo, educação/ formação, integração laboral, competências socioemocionais, rede social e cidadania. Uma sétima categoria foi elencada relativamente ao significado global que os participantes atribuem ao processo de mentoria. Os participantes percecionam a mentoria como produtora de efeitos ao nível da sua inclusão social. Conclui-se que a evolução nas competências socioemocionais, como autoestima a pro-atividade, são determinantes para a inclusão social, pela repercussão que têm noutros domínios, como o nível de habilitações, a procura de emprego, ambos associados à empregabilidade, e as relações familiares.por
dc.description.abstractSocial cohesion is the nowadays’ "social question". It is the need to ensure a fairer, more equal society, which includes all citizens. Several authors explore the concept of social inclusion, and it is generalized that is the opposite to social exclusion. It is also identified the domains of social inclusion / exclusion. We intend to recognize the effects on social inclusion perceived by participants in a mentoring programme carried out by the Consortium PENDULUM. The PENDULUM mentoring programme is based on two funded projects: MOMIE - Models of Mentoring for Inclusion and Employment and MEGAN - Mentoring for Excluded Groups and Networks. The empirical study adopts a qualitative methodology, by conducting interviews with mentees and key informants (mentors, RSI staff, programme coordinators) and qualitative content analysis, in order to identify categories. The results of the interviews show that mentees identify positive effects of mentoring in six areas: consumption capacity, education / training, labour market integration, social-emotional skills, social network and citizenship. A seventh category was defined on the overall meaning that participants attach to the mentoring process. Participants perceived mentoring as a mean for obtaining outcomes on their social inclusion. It is concluded that the evolution in socio-emotional skills such as self-esteem and pro-activity are crucial for social inclusion. These skills have an impact in other areas, such as the level of education, job search, both associated with employability, and the relationship quality they have with their relatives.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectExclusão social -- Social exclusionpor
dc.subjectEmpregabilidade -- Employabilitypor
dc.subjectEconomia social -- Social economypor
dc.subjectGuiapor
dc.titleEfeitos na inclusão social percebidos pelos participantes num programa de mentoria: O caso do PENDULUMpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201516233por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia Social e Solidáriapor
dc.subject.jelA13-
dc.subject.jelI38-
dc.subject.jel1A General economics and teaching-
dc.subject.jel1I Health, education, and welfare-
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