Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13559
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra Maria Correia-
dc.contributor.authorMiddendorf, Jan-
dc.date.accessioned2017-05-25T11:27:53Z-
dc.date.available2017-05-25T11:27:53Z-
dc.date.issued2016-11-02-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationMIDDENDORF, Jan - Can anti-ageing experiences and mindfulness contribute to enhance well-being and reduce cognitive age of German elderly? A tripartite conceptual framewok [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13559>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13559-
dc.descriptionClassificação JEL: M310 – Marketing M390 – Marketing and Advertising: Otherpor
dc.description.abstractO propósito deste estudo é analisar as inter-relações de plena consciência (mindfulness), ao bem-estar do consumidor e à idade cognitiva entre os consumidores seniores na Alemanha, que foram questionados sobre a importância dos fatores de decisão de compra de produtos antienvelhecimento e a frequência que eles usam esses produtos. A entrega e recolha do questionário em papel foi realizado em duas universidades seniores Alemãs para determinar e avaliar a pontuação para os conceitos em estudo relativos à perceção dos consumidores. Usando SPSS, as análises de regressão simples e múltipla e a de cluster foram aplicadas para avaliar as respostas de 211 questionários válidos. Os resultados revelam que a atenção plena do consumidor afeta positivamente a felicidade subjetiva e a satisfação com a vida dos consumidores idosos. Além disso, o estudo confirma resultados anteriores que a idade cronológica está positivamente relacionada com a idade cognitiva dos seniores (ou seja, o hiato entre a idade efetiva e a percecionada). Embora, o estudo tenha sido realizado com cuidado, a fim de evitar enviesamentos, o facto de ter sido recolhido junto de estudantes seniores de duas universidades alemãs não permite a generalizada a toda a população. Estudos futuros podem considerar uma amostra mais ampla, e examinar as diferenças internacionais. Além disso, pode ser interessante para o estudo se adaptar a outros produtos de cuidados de saúde.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to examine the interrelations of mindfulness, consumer well-being and Cognitive Age among senior consumers in Germany who were asked about the importance of purchase decision factors of anti-ageing products and the frequency they are using these antiageing products. A delivery and collection paper questionnaire was conducted in two German senior universities to ascertain and evaluate scores for the concepts in study. Using SPSS, linear and multiple regression analysis and cluster analysis were applied to evaluate the responses of 211 valid questionnaires. The results reveal that consumer mindfulness positively affects Subjective Happiness and Satisfaction with Life of senior consumers. Further, the study confirms previous results that chronological age is positively related to seniors´ Cognitive Age (i.e. the gap between actual age and the perceived age). Although, the study was carried out carefully in order to avoid bias, the fact of having been collected with senior students from two German universities do not allow to generalize results to the entire population. Future studies might consider a broader sample, and examine international differences. Further, it may be interesting to adapt the study to other health care products.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectCuidados de saúdepor
dc.subjectAlemanhapor
dc.subjectConsumer mindfulnesspor
dc.subjectSubjective consumer well-beingpor
dc.subjectAnti-ageing productspor
dc.subjectPurchase decision factorspor
dc.titleCan anti-ageing experiences and mindfulness contribute to enhance well-being and reduce cognitive age of German elderly? A tripartite conceptual frameworkpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201336146por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Masters Thesis_Jan Middendorf.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.