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http://hdl.handle.net/10071/13462
Autoria: | Carvalho, Pedro Miguel |
Orientação: | Matos, Pedro |
Data: | 23-Jan-2012 |
Título próprio: | Plano de negócios CHIMERA®: Automóveis super desportivos híbridos |
Referência bibliográfica: | Carvalho, P. M. (2011). Plano de negócios CHIMERA®: Automóveis super desportivos híbridos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/13462 |
Palavras-chave: | Plano de negócio -- Business plan Sector automóvel Viabilidade económica -- Economic viability Inovação -- Innovation Hybrid vehicles Automotive sector |
Resumo: | O clima está a mudar, já não existem dúvidas sobre isso. Doze dos últimos treze anos já
foram classificados como dos anos mais quentes desde que se começou a analisar as
temperaturas globais. As evidências científicas indicam as emissões de gases de efeito
de estufa como as principais causas para as alterações climáticas registadas.
Estima-se que, em 2010, o sector automóvel foi responsável por 16% das emissões
totais de CO2. Sendo dos poucos sectores industriais onde as emissões continuam a
crescer, é mais que certo que o futuro do automóvel passa por uma alteração radical de
paradigma. Numa indústria conhecida por não abraçar facilmente inovações
tecnológicas disruptivas, as principais incertezas nesta transição residem no ritmo e na
direcção desta.
O presente trabalho tem como principais finalidades: (i) verificar a viabilidade
financeira de um plano de negócios para desenvolver, produzir e comercializar um
automóvel super-desportivo híbrido; e (ii) criar um documento apresentável a futuros
parceiros.
Na primeira parte procede-se à revisão da literatura e discutem-se os tipos de inovações
e a sua adopção por parte de empresas e consumidores. É ainda analisada a relação
existente entra estas e o sucesso empresarial.
Após esta reflexão, efectua-se uma análise à indústria automóvel, à sua evolução nos
últimos anos e, às principais tendências que marcarão o sector na próxima década.
Por último, é proposto um plano de negócios com uma estrutura e um plano de
marketing inovador para um automóvel super-desportivo híbrido de origem Portuguesa. The climate is changing, there’s no doubt about that. Twelve of the last thirteen years have already been classified as the warmest years on record since authorities started to analyze global temperatures. The scientific evidences indicate the greenhouse gases as the main causes for the recorded climate change. It is estimated that, in 2010, the automobile industry was responsible for 16% of global CO2 emissions. Since it's one of the few industrial sectors where emissions are still growing, is more than certain that the future of the car undergoes a radical change of paradigm. In an industry not always associated with disruptive innovations, the main uncertainties in this transition are the pace and the direction of it. This work has as main objectives the following purposes: (i) to verify the financial viability of a hybrid supercar business plan; and (ii) to create a document presentable to prospective partners It begins with a review of the available literature, where is discussed the different types of innovation and its adoption by organizations and consumers. The relationship between innovations and organization will be also discussed. After this discussion, it’s carried out an analysis to the automobile industry, to its evolution in recent years, and to the major trends that will mark the sector over the next decade. Finally, a business plan with an innovative structure and marketing plan for a Portuguese hybrid supercar it’s proposed. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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