Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13455
Autoria: Silva, Pedro Miguel Catarino da
Orientação: Gomes, João Faria
Data: 19-Out-2016
Título próprio: Plano de comunicação para negócio Wanna
Referência bibliográfica: SILVA, Pedro Miguel Catarino da - Plano de comunicação para negócio Wanna [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13455>.
Palavras-chave: Marketing
Marca
Design
Empreendedorismo
Estratégias de comunicação
Brand
Personal brand
Freelancing
Communication pan
Resumo: A presente dissertação baseia-se num estudo exploratório para uma marca de cariz pessoal e inovador, assente no trabalho de Design, numa altura em que é pretendida uma melhoria da comunicação já existente e consequente expansão do volume de negócios. Trata-se de um estudo aprofundado, que parte de uma longa experiência pessoal no trabalho de agência de Publicidade/Comunicação em Portugal, e tem como missão criar uma solução assente na comunicação pessoal, no envolvimento do cliente no processo criativo e na satisfação de necessidades de comunicação emocional das marcas, começando por si própria – ao afirmar-se como uma marca sólida e de confiança. Para apoiar a criação e a proposta de implementação desta marca, foi levada a cabo uma investigação empírica: a informação recolhida recorre a métodos qualitativos primários (inquéritos/entrevistas estruturadas) e secundários (a própria experiência do autor e publicações várias). O estudo é aqui apresentado em duas partes fundamentais, que espelham dois processos distintos para a solução proposta. A primeira parte diz respeito à pesquisa e aos aspectos teóricos que irão sustentar a estratégia a apresentar posteriormente. Serão abordados os conceitos de marca, de marca pessoal e business to business, bem como os fundamentos e a estrutura de um Plano de Comunicação. A segunda parte diz respeito ao levantamento e análise da comunicação existente, expondo a problemática que dá origem a este estudo, para além de expor uma visão geral do mercado e referenciar três casos – Nick Campbell, Joshua Davis e Beeple – como boas referências existentes na área onde este estudo se insere. Fruto da análise detalhada e crítica da informação recolhida, é então elaborada uma proposta de criação e implementação de uma marca pessoal, cimentada pela apresentação clara pelos elementos que a compõem e por um Plano de Comunicação.
The present dissertation comprises an exploratory study for an innovative and personal brand, working in the field of Design, in order to improve the existing communication and consequently expanding business volume. Being an in-depth study that derives from a long personal experience at Add and Communication agencies in Portugal, its mission is to create a solution based on personal communication, customer engagement in the creative process and fulfilling the need for brand emotional communication, starting with itself – claiming to be solid and reliable. Empirical research sustained the creation and the deployment of the brand: the collected information refers to primary (surveys and structures interviews) and secondary qualitative methods (the author’s work experience and various publications). The study is comprised of two main sections, that reflect two distinct processes for achieving the sugested solution. The first section concerns the research and the theoretical aspects that will sustain the strategy to be presented later. The concepts of brand, personal brand and business to business will be explained, as well as the foundations and the structure of a communication plan. The second section regards the collection and the analysis of existing communication, exposing the underlying issues to this study, in addition to a market overview and referencing three benchmarks - Nick Campbell, Joshua Davis e Beeple – as good examples of what can be accomplished. As a result of detailed and critical analysis of the collected information, is it then drawn up a proposal for creating and deploying a personal brand, cemented by clear presentation of its elements and by a Communication Plan.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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