Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1336
Autoria: Pinto, José Geraldo Saraiva
Orientação: Menezes, Rui
Fandiño, António
Data: 2008
Título próprio: Planejamento estratégico e o alinhamento de uma sociedade de economia mista: o caso POTIGÁS
Referência bibliográfica: PINTO, José Geraldo Saraiva - Planejamento estratégico e o alinhamento de uma sociedade de economia mista: o caso POTIGÁS [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1336>.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Gás natural
Sociedade de economia Mista
Mixed economy society
Strategic planning
Natural gas
Resumo: No processo de reestruturação produtiva que as organizações tiveram que empreender para se inserir no final do século XX em um ambiente de acirrada competição e hiperinformação, tornou-se fundamental o uso de ferramentas de apoio para alavancar seus negócios e garantir a perenidade. Neste sentido, o planejamento estratégico surge como instrumento de gestão utilizado pelas empresas para definir e alcançar seus objetivos, desenvolvendo competências essenciais e sinérgicas de forma a obter um nível de otimização na relação empresa-ambiente. Neste universo, esta pesquisa tem como objetivo identificar, através de estudo de caso, como uma sociedade de economia mista do setor de petróleo e gás natural, apesar de sujeita ao controle finalístico do Estado, vem conduzindo seu planejamento estratégico, de maneira que seja um plano unificado, compreensível e integral, relatando respostas da empresa aos desafios do ambiente em que atua. Utilizando uma metodologia descritiva, qualitativa e de estudo de caso, com aporte em fontes bibliográficas, o estudo parte do pressuposto de que, apesar das imposições legais e estruturais impostas à organização, seus dirigentes criam práticas de gestão que a tornam competitiva frente às demais empresas do setor energético. Contudo, os resultados obtidos evidenciam a necessidade de reestruturação organizacional, pois apesar de perceber um ambiente moderadamente hostil, as estratégias se concentram na diferenciação de custo e inovação tecnológica. Há uma estruturação do planejamento caracterizada por relativa complexidade, baixa formalização e alta centralização. Por outro lado, os resultados apontam que as informações consideradas relevantes para a tomada de decisão são originadas do ambiente externo, sendo a maior dificuldade relacionada ao tempo gasto na sua obtenção.
In the process of the productive restructuring that the organizations have had at the end of the twentieth century to undertake to insert themselves in the environment of incited competition and hiperinformation, the use of tools of support became crucial to stimulate their businesses and to assure the continuity. Therein, the strategic planning is as instrument of management used by companies to define and to achieve their aims, developing essential and synergic abilities in order to obtain a level of optimization. In this universe, this research has as objective to identify, through case study, how one mixed economy society of the oil and gas sector, although the subjection to the orders of the State, is conducting its strategic planning, so that it is a unified plan, understandable and complete, reporting the answers of the company to the challenges of the environment where it acts. Using a descriptive and qualitative methodology and case study, based on bibliographical sources, the study presupposes that, although the legal and structural impositions experienced for the organization, its controllers create practical of management that makes it competitive with other companies of the energy sector. However, the obtained results show the necessity of organizational restructuring, because, despite of the hostile environment, the strategies focus on the differentiation of cost and technological innovation. There is a structure of the planning characterized for relative complexity, low formalization and high centralization. On the other hand, the results reveal that the information considered relevant to the decision taking are originated in the external environment, and its biggest difficulty is related to the time expend in its attainment.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Versão final Tese Geraldo Pinto.pdf
  Restricted Access
1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.