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dc.contributor.advisorCaetano, António-
dc.contributor.authorEsteves, Maria Teresa Fortunato Pereira-
dc.date.accessioned2009-03-05T14:14:05Z-
dc.date.available2009-03-05T14:14:05Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-04pt-PT
dc.identifier.citationESTEVES, Maria Teresa Fortunato Pereira - Práticas de gestão de recursos humanos e atitudes e comportamentos de trabalho: estudo de caso no sector bancário português [Em linha]. Lisboa, Portugal : ISCTE, 2008. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1329>. ISBN 978-989-732-005-7.pt-PT
dc.identifier.isbn978-989-732-005-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1329-
dc.description.abstractEste trabalho visa: caracterizar as práticas de gestão de recursos humanos no sector bancário português e averiguar se estas se aproximam das designadas como práticas de elevado desempenho; contribuir para a explicação da relação entre práticas de gestão de recursos humanos de elevado desempenho e resultados organizacionais, testando o papel mediador da implicação afectiva na relação entre percepções de práticas de gestão de recursos humanos e comportamentos de trabalho. A dissertação integra, além da revisão de literatura, três estudos empíricos. A nível teórico, contribui: para a investigação que evidencia existir uma relação positiva entre práticas de gestão de recursos humanos de elevado desempenho e resultados organizacionais, alargando o contexto geográfico e sócio-cultural de análise a Portugal; para a explicação da relação entre práticas de gestão de recursos humanos de elevado desempenho e resultados organizacionais, revelando que algumas práticas contribuem para a implicação afectiva e que esta contribui para comportamentos de trabalho favoráveis para as organizações. A nível metodológico, salienta-se a importância de considerar na análise do impacto das práticas de elevado desempenho, não apenas um indicador global, mas também a influência das práticas individuais. Seleccionaram-se indicadores susceptíveis de contribuir para elaborar uma escala de práticas de elevado desempenho. A nível da intervenção organizacional, destacam-se as práticas de gestão de recursos humanos que contribuem para a percepção de competência pessoal e o interesse de na avaliação da formação considerar, como outputs, o impacto que esta tem na implicação afectiva e no investimento pessoal no desenvolvimento profissional.pt-PT
dc.description.abstractOur aim was: to characterize human resource management practices in the Portuguese banking sector and ascertain whether they were close to what the literature refers to as high-performance human resource management practices; to help explain the relationship between high-performance human resource management practices and organizational outcomes, testing the mediating role of organizational affective commitment in the relationship between perceptions of human resource management practices and work behaviors. The work includes a review of the literature and three empirical studies. Where theory is concerned, our work contributes to evidence suggesting that highperformance human resource management practices have a significant effect on organizational results, broadening socio-cultural and geographical contexts of research by developing this line of research in Portugal; to an understanding of the relationship between high-performance human resource management practices and organizational results, suggesting that some of these practices, play a role in organizational commitment, which in turn contributes to organizational spontaneity work behaviors. Regarding methodology the results suggest that, despite the importance of having a single global measure of human resource management systems, it is also important to considerer the influence of individual practices. We selected indicators that contribute to building a scale of high - performance human resource management practices. Where organizational intervention is concerned the work suggests the importance of: human resource management practices that contribute to perceptions of personal competence and points out the importance of the impact of training on organizational commitment and on personal investment in professional development.pt-PT
dc.description.sponsorshipDoutor em Gestão Especialidade em Organização e Desenvolvimento dos Recursos Humanospt-PT
dc.format.extent1182992 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectGestão de recursos humanospt-PT
dc.subjectComportamento organizacionalpt-PT
dc.subjectCidadania organizacionalpt-PT
dc.subjectSector bancáriopt-PT
dc.subjectHuman resource managementpt-PT
dc.subjectOrganizational behaviorpt-PT
dc.subjectOrganizational citizenshippt-PT
dc.subjectBanking sectorpt-PT
dc.subjectPortugal-
dc.titlePráticas de gestão de recursos humanos e atitudes e comportamentos de trabalho: estudo de caso no sector bancário portuguêspt-PT
dc.typedoctoralThesispt-PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestão-
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