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http://hdl.handle.net/10071/1327
Autoria: | Silva, Alexandre J. M. Ferreira da |
Orientação: | Pinto, José C. Castro |
Data: | 2008 |
Título próprio: | Os atributos determinantes no acto médico de prescrição |
Referência bibliográfica: | SILVA, Alexandre J. M. Ferreira da - Os atributos determinantes no acto médico de prescrição [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1327>. |
Palavras-chave: | Atributos determinantes Ato médico de prescrição Indústria farmacêutica Eficácia Preço Marca institucional Determinant variables Medical act of prescribing Pharmaceutical Efficacy Price Institutional brand |
Resumo: | O propósito deste trabalho é identificar e compreender a hierarquia de preferências
estabelecida pela classe médica, em relação aos atributos determinantes no acto médico
de prescrição.
Para a realização desta investigação foram analisados trabalhos anteriores na mesma
área, servindo as evidências patenteadas pelos mesmos como base de sustentação da
proposta aqui apresentada. De entre os trabalhos existentes, destacamos o de Green,
Goldberg & Montemayor (1981), cuja metodologia foi agora seguida, com o intuito de
avaliar o processo de tomada de decisão do médico prescritor.
A população alvo de estudo foi a classe médica, tendo servido de base à investigação
empírica levada a efeito, uma amostra de cento e dois médicos que desenvolvem a sua
prática clínica em Portugal .
Os resultados obtidos demonstram de forma estatisticamente significativa, que existe
uma clara preocupação por parte dos médicos em privilegiar o uso dos produtos
farmacêuticos com maior eficácia demonstrada. É igualmente valorizado o papel que a marca institucional desempenha como variável de credibilização do produto a
prescrever. The purpose of this work is to identify and understand the preferential hierarchy established by the medical class related to the determinant values in the medical act of prescribing. For the realization of this investigation we have analysed several previous works in this area, using the shown evidence as a basis for this present purpose. Among the existing works we have highlighted the one of Green, Goldberg and Montemayor (1981), whose methodology is now followed, in order to evaluate doctor’s decision process. The medical class was the target population having used a 102 doctor’s sample as a basis to this investigation who have developed their own practice in Portugal. It is equally valuable that the institutional brand plays an important role in the product to be prescribed. The results obtained demonstrated in a significantly statistical way that there exists deep concern in giving privilege to the use of pharmaceutical products with higher demonstrated efficacy. It likewise gives more value to the role that institutional brand has as a credibilization of the variable of the product to be prescribed. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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