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http://hdl.handle.net/10071/1327
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Title: Os atributos determinantes no acto médico de prescrição
Authors: Silva, Alexandre J. M. Ferreira da
Orientador: Pinto, José C. Castro
Keywords: Atributos determinantes
Ato médico de prescrição
Indústria farmacêutica
Eficácia
Preço
Marca institucional
Determinant variables
Medical act of prescribing
Pharmaceutical
Efficacy
Price
Institutional brand
Issue Date: 2008
Citation: SILVA, Alexandre J. M. Ferreira da - Os atributos determinantes no acto médico de prescrição [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1327>.
Abstract: O propósito deste trabalho é identificar e compreender a hierarquia de preferências estabelecida pela classe médica, em relação aos atributos determinantes no acto médico de prescrição. Para a realização desta investigação foram analisados trabalhos anteriores na mesma área, servindo as evidências patenteadas pelos mesmos como base de sustentação da proposta aqui apresentada. De entre os trabalhos existentes, destacamos o de Green, Goldberg & Montemayor (1981), cuja metodologia foi agora seguida, com o intuito de avaliar o processo de tomada de decisão do médico prescritor. A população alvo de estudo foi a classe médica, tendo servido de base à investigação empírica levada a efeito, uma amostra de cento e dois médicos que desenvolvem a sua prática clínica em Portugal . Os resultados obtidos demonstram de forma estatisticamente significativa, que existe uma clara preocupação por parte dos médicos em privilegiar o uso dos produtos farmacêuticos com maior eficácia demonstrada. É igualmente valorizado o papel que a marca institucional desempenha como variável de credibilização do produto a prescrever.
The purpose of this work is to identify and understand the preferential hierarchy established by the medical class related to the determinant values in the medical act of prescribing. For the realization of this investigation we have analysed several previous works in this area, using the shown evidence as a basis for this present purpose. Among the existing works we have highlighted the one of Green, Goldberg and Montemayor (1981), whose methodology is now followed, in order to evaluate doctor’s decision process. The medical class was the target population having used a 102 doctor’s sample as a basis to this investigation who have developed their own practice in Portugal. It is equally valuable that the institutional brand plays an important role in the product to be prescribed. The results obtained demonstrated in a significantly statistical way that there exists deep concern in giving privilege to the use of pharmaceutical products with higher demonstrated efficacy. It likewise gives more value to the role that institutional brand has as a credibilization of the variable of the product to be prescribed.
Description: JEL Classification: I110, I11, M31
URI: http://hdl.handle.net/10071/1327
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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