Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13234
Autoria: Costa, Inês Figueiredo
Orientação: Pinto-Albuquerque, Maria
Gonçalves, Bruno
Data: 7-Nov-2016
Título próprio: Melhoria do processo de desenvolvimento de software da Vortal usando o modelo IDEAL
Referência bibliográfica: COSTA, Inês Figueiredo - Melhoria do processo de desenvolvimento de software da Vortal usando o modelo IDEAL [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13234>.
Palavras-chave: Desenvolvimento de software
Gestão da qualidade
Modelos de desenvolvimento
Software development
Process improvement
Process quality
IDEAL model
Resumo: Desde há alguns anos atrás que as organizações presentes na indústria do software reconhecem que apostar na melhoria dos seus processos pode ser considerada uma vantagem competitiva e um desafio para a sustentabilidade no mercado. Apesar da existência de diversos standards e normas relacionados com a melhoria de processos, os modelos de qualidade de processos de desenvolvimento de software continuam a ser muito complexos em termos da sua implementação, especialmente para organizações de pequenas e médias dimensões (Raninen, 2014). Esta investigação, baseada num estudo de caso, consiste em melhorar o processo de desenvolvimento de software da Vortal, aplicando e adaptando um modelo de gestão de melhorias de processos, o Modelo IDEAL. Este projecto é constituído por três fases: diagnóstico situacional da organização, planeamento e implementação de propostas de melhoria, e, por fim, avaliação do sucesso da implementação das propostas, tendo em conta o impacto das melhorias em variáveis relacionadas com a qualidade do processo de desenvolvimento da organização. Para a recolha da informação utilizou-se documentação interna, entrevistas, questionários e dados quantitativos da empresa. Para a análise da mesma, recorreu-se a técnicas de triangulação, complementaridade e categorização de dados, para analisar as informações colectadas. Os resultados indicam que a utilização do modelo IDEAL foi benéfica e que o processo de desenvolvimento de software da Vortal melhorou significativamente, com especial relevância para as variáveis transparência, forma como a necessidade é transmitida ao longo do processo e qualidade do produto. Foi também possível recolher várias propostas de possíveis novas melhorias para o processo.
In recent years, software industry organizations recognize that focus on improving its processes can be considered a competitive advantage and a challenge for sustainability in the market. Despite the existence of different standards related to the improvement of processes, models of quality processes in software development continue to be very complex in terms of implementation, especially for small and medium organizations (Raninen, 2014). The purpose of this research, based on a case study, is to improve the software development process of Vortal, applying and adapting a model of management of process improvement, IDEAL model. This project consists of three phases: situational diagnosis of the organization, plan and implementation of improvement proposals, and evaluation of the success of implementation of the proposals, taking into account the impact of the improvements on variables related to the quality of the organization's development process. The collection of information was done using internal documentation, interviews, questionnaires, and quantitative data recorded by the company. The analysis, was done using some techniques such as triangulation, complementarity and categorization of data to describe and analyze the collected information. The results indicate that the use of IDEAL model was advantageous for Vortal and the process was improved, specially in variables such as transparency of process, how the need is transmitted throughout the process, and product quality. It was also collected several proposals for new improvements for process.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês_Costa_54739_TeseMestrado (1).pdf
  Restricted Access
2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.