Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13232
Autoria: Vieira, Lisa Maria Luís
Orientação: Lareano, Raul M. S.
Data: 19-Nov-2016
Título próprio: European tourist perspective on destination satisfaction: a business analytics approach
Referência bibliográfica: VIEIRA, Lisa Maria Luís - European tourist perspective on destination satisfaction: a business analytics approach [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13232>.
Palavras-chave: Data mining
Business intelligence
Tourism
Tourist
Satisfaction
CRISP-DM
Inteligência empresarial
Turismo
Estratégias de marketing
Avaliação
Satisfação do cliente
Resumo: For many years that tourism information has been collected and stored, allowing increased interest in the data mining (DM) areas. This leads to a need of research and discovery of new patterns to develop automated procedures to improve the tourism knowledge management. The relationship between the tourist characteristics and preferences and the tourist satisfaction was never studied in order to provide useful knowledge to the tourism industry. Therefore, there was the need to investigate the explanatory factors of the tourist satisfaction with the destination to allow the tourism companies to define the correct assumptions about a certain travel. This dissertation used the data from Flash Eurobarometer 414 “Preferences of Europeans towards tourism 2015” with data from the 28 countries of the European Union (EU). A predictive model was obtained for the tourist satisfaction, through the discovery of existing patterns in the process of the tourist travel, using DM techniques on the data referred above. The definition of an explanatory model allowed to obtain useful knowledge for tourism agencies, enabling the development of marketing strategies according to the tourist profile and ensuring development of promotional messages for products and experiences, ensuring that correct assumptions are made about their customers.
Desde há muito tempo que é recolhida e armazenada informação sobre turismo, permitindo captar o interesse das áreas de data mining (DM). Consequentemente, surgiu a necessidade de pesquisa e descoberta de novos padrões para desenvolver procedimentos automatizados, de forma a melhorar a gestão deste tipo de informação. A relação entre as características do turista, as suas preferências e a satisfação nunca foram estudadas extensivamente de forma a criar conhecimento útil para a indústria do turismo. Desta forma, havia a necessidade de investigar e estudar os fatores explicativos da satisfação do turista com o destino, para que seja possível às empresas de turismo traçar o perfil de turista adequado e transmitir as campanhas de marketing de forma assertiva e eficiente. Nesta dissertação foram utilizados os dados do Flash Eurobarometer 414 “Preferences of Europeans towards tourism 2015”, que contém dados dos 28 países da União Europeia. Através da descoberta de padrões existentes no processo de viagem do turista, utilizando técnicas de DM sobre os dados acima referidos, foi possível obter um modelo preditivo para a satisfação do turista. A definição de um modelo explicativo permitiu obter conhecimento útil para as empresas de turismo, facilitando o desenvolvimento de estratégias de marketing de acordo com o perfil do turista e de mensagens promocionais para produtos e experiências, garantindo que são definidos pressupostos adequados para os seus clientes.
Designação do grau: Mestrado em Informática e Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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