Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13165
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRaposo, P.-
dc.date.accessioned2017-05-02T11:04:00Z-
dc.date.available2017-05-02T11:04:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2525-3123-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13165-
dc.description.abstractNeste artigo pretendo pensar do ponto vista da antropologia da performance o cruzamento entre espaço público, performances políticas e mediatização. Através da leitura de uma revolta urbana espoletada em 1959 em Niterói, a Revolta das Barcas, propus aos participantes de um curso-oficina na Universidade Federal Fluminense, em Novembro de 2014, uma instalação-performativa para revisitar sua memória e, sobretudo, para a reatualizá-la de um ponto de vista político face aos conflitos recentes associados ao Movimento Passe Livre no Brasil. Começo por analisar um conjunto imagético de protestos recentes em Portugal, Estados Unidos, Espanha e Brasil para explicitar traços semelhantes no modo de atuação dessas mobilizações políticas e na resposta dada pelo poder dominante. “Artivismo” emerge como conceito a explorar nos protestos políticos contemporâneos. Ao longo do artigo, tentarei sublinhar a sua performatividade ativista, seus efeitos de carnavalização e suas possíveis articulações entre repertórios e arquivos.eng
dc.description.abstractIn this article I intend to think the intersection between public space, political performances and media transmission from the point of view of the anthropology of performance. Through the read?ing of an urban riot uprising which took place in 1959 in Niterói, TheRevolt of the Ferries, I proposed to the participants in a workshop at the Fluminense Federal University in November 2014, a per?formative installation to revisit the riot memory and, above all, to reenact it from a political point of view considering the recent conflicts associated with the Free Pass Movement in Brazil. I start by analyzing a set of imagery of recent protests in Portugal, the United States, Spain and Brazil in order to find out similar traits in the performance of those political mobilization and in the answer given by the dominant power. “Artivism” emerges as a concept to be explored in contemporary political protests. Throughout the article I will try to highlight its activist performativity, its “carnavalization” effects and its possible articulations between repertoires and archiveseng
dc.language.isoeng-
dc.publisherUniversidade de São Paulo-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147310/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectArtivismoeng
dc.subjectRevoltas urbanaseng
dc.subjectMovimentos sociaiseng
dc.subjectCulturas visuais digitaiseng
dc.subjectNiteróieng
dc.titleA 'Revolta das Barcas': sobre silenciamento performativo e imaterialidade do protesto na (in)visibilidade contemporânea das periferias urbanaseng
dc.typearticle-
dc.pagination59 - 88-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalGIS – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume1-
dc.number1-
degois.publication.firstPage59-
degois.publication.lastPage88-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleA 'Revolta das Barcas': sobre silenciamento performativo e imaterialidade do protesto na (in)visibilidade contemporânea das periferias urbanaseng
dc.date.updated2019-04-16T11:42:18Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116348-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-29686-
Aparece nas coleções:CRIA-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
116348_213624_2_PB.pdfVersão Inglesa2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir
116348_213315_2_PB__1_.pdfVersão Portuguesa2,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.