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http://hdl.handle.net/10071/13114
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Title: As transformações urbanas e o papel das grandes infra-estruturas - polos industriais na evolução da cidade de Luanda. Sines_habitar o percurso : centro de Estágio para apoio desportivo
Authors: Andrade, Yara Cristina Nunes de
Orientador: Milheiro, Ana Vaz
Pinto, Pedro
Keywords: Arquitetura urbana
Desenvolvimento urbano
Porto marítimo
Aeroporto
Transporte ferroviário
Infra-estruturas rodoviárias
Equipamento desportivo
Seaport
Airport
Railway lines
Main roads
Issue Date: 11-Nov-2016
Citation: ANDRADE, Yara Cristina Nunes de - As transformações urbanas e o papel das grandes infra-estruturas - polos industriais na evolução da cidade de Luanda. Sines_habitar o percurso : centro de Estágio para apoio desportivo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13114>.
Abstract: Ao longo da história do crescimento das cidades, factores impulsionadores de desenvolvimento, como a indústria, a implementação de redes ferroviárias e viárias, a localização de estruturas como portos e aeroportos, entre outros, condicionam essa mesma evolução. Luanda não foge à regra, sendo uma cidade portuária, voltada para o mar e com ligação para terra. Desde cedo foi alvo de cobiça e conquista dos colonizadores. Desenvolveu-se sobre a sua orla marítima, e teve desde sempre o comércio e o mar como forma de atractivo, que levou a que logo cedo ganhasse uma estrutura urbana. Nessa estrutura era clara a divisão entre a cidade alta (mais organizada da cidade) e cidade baixa (área em que dominavam as actividades económicas). A cidade crescia, assim como os seus problemas. Tornava-se urgente a sua modernização, pois com a independência do Brasil, Angola passaria a principal colónia Portuguesa. Neste quadro, acções associadas a ideias de progresso começam a ter forma. Actividades comerciais ligadas à importação e exportação de produtos, necessidades em transportar a população com maior rapidez, etc., reflectem-se na introdução de meios de transporte, caso Expressivo dos caminhos-de-ferro, que numa primeira fase circulava apenas por Luanda, e posteriormente chegou a província de Malanje. A indústria também acompanhou este processo, consequentemente a cidade crescia, e a afluência de pessoas era cada vez maior. O que potencializava o crescimento de bairros com poucas condições de habitabilidade, agravando de uma maneira geral a imagem e a estrutura da cidade, e colocando em causa o crescimento urbano de Luanda sobre bases sólidas. Sobre a mesma surgiu o porto, o aeroporto, e vias estruturantes que asseguravam a ligação da cidade a outros pontos do país. Era a modernidade que chegava pelos desígnios da indústria. Porém, com a indústria não chegou apenas modernidade, chegaram também formas de instalação mais precárias como os musseques que marcavam o outro quadro que a cidade vivia. Uma realidade não tão bela, nem tão aprazível, Era a realidade de Luanda que se escondia atrás de prédios altos, de bairros luxuosos, e acoplando, de forma quase iníqua, as grandes infra-estruturam que aqui estudamos. E viu-se ao longo do tempo o crescer e o prolongar desses musseques, acompanhando a linha férrea, as principais vias a cidade, junto ao porto e ao aeroporto da cidade. É a presença destas infra-estruturas em ambiente urbano que propomos aqui analisar.
Throughout cities' growth history, factors enhancing the development, such as industry, the implementation of railroads, the location of structures such as ports and airports, among others, affect the same evolution. Luanda is no exception, being a port city, facing the sea and connected to earth. Soon became attention and target for the achievement of colonizer . Developed on its waterfront and has always had the trade and the sea as a way of attraction, which led to early gain of an urban structure. In this structure it was clear the division between the upper city (more organized city) and lower city (area where most of economic activities took place). The city grew along with its problems. It became urgent to modernize the city, due to Brazilian independence, Angola would become the main Portuguese colony. In this context, actions related to progress ideas begin to take place. Business related to import and export of goods, needs to transport the people faster, etc., are reflected in the introduction of means of transportation as an example railroad, which initially only circulated in Luanda city and later came to the province of Malanje. The industry was also a part of this process, consequently the city grew, and the influx of people also increased. This allowed the neighborhoods to grow without meeting conditions of habitability, which worsened the general image and structure of the city, and also placed into question the urban growth of Luanda on solid foundations. In the city appeared the port, the airport, and structural passages that ensured the connection between the city and other parts of the country. It was modernism which arrived according to the designs of the industry. However, with the industry not only came modernism but also more precarious instalations such as musseques (name given to rural areas in Africa) which made up the other side of how the city lived. A notso-beautiful reality, which is also unpleasant, was the reality of Luanda which lurked behind tall buildings, luxurious neighborhoods, and engaging, almost in a wicked way, the large infrastructure that we study here. As the time went by installation of slums arose, following the railroad, the main roads to the city, near the port and the city's airport. It is the presence of these urban environment and infrastructure we propose to analyze.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/13114
Thesis identifier: 201553481
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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