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http://hdl.handle.net/10071/12972
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Title: Competências para empregabilidade dos graduados: expetativas e perceções dos empregadores em Cabo Verde
Authors: Figueiredo, Maria da Luz Andrade de Morais
Orientador: Suleman, Fátima
Keywords: Desenvolvimento dos recursos humanos
Desenvolvimento de competências
Empregabilidade
Ensino pós-graduado
Empresa de inserção
Competences for employability
Employers
Importance
Expectation
Perceptions
Issue Date: 30-Nov-2016
Citation: FIGUEIREDO, Maria da Luz Andrade de Morais - Competências para empregabilidade dos graduados: expetativas e perceções dos empregadores em Cabo Verde [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12972>.
Abstract: O debate sobre as competências para a empregabilidade dos graduados tem-se centrado na necessidade de um melhor ajustamento entre as competências adquiridas no ensino superior e os requisitos do emprego. Os estudos disponíveis tendem a analisar realidades de vários países, mas existem lacunas relativamente a países africanos, como Cabo Verde. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisa as expetativas e as perceções dos empregadores em Cabo Verde sobre as competências adquiridas pelos graduados nas universidades locais e internacionais, e assume que as expetativas e as perceções sobre as competências dos graduados representam fontes de informação sobre competências procuradas no mercado trabalho. A pesquisa empírica suporta-se em dados originais recolhidos de entrevistas a gestores de RH ou seus representantes de doze organizações de diferentes setores, do universo empresarial e público em Cabo Verde. Para os empregadores as competências técnicas não são suficientes para as organizações responderem de forma efetiva aos desafios de competitividade do mercado. Devem combinar com as competências de natureza comportamental. As mais desenvolvidas pelo ensino superior de uma forma geral, são as técnicas, em detrimento das comportamentais que favorecem a empregabilidade, o que gera alguma insatisfação sobre o desenvolvimento de competências. Quanto à comparação, entre instituições locais e estrangeiras, não há diferenças relevantes indicadas. As organizações procuram candidatos com competências, independentemente do local da formação. Consideram contudo que as universidades estrangeiras encontram-se numa fase mais avançada e com melhores condições de funcionamento. Embora de natureza exploratória, este trabalho revela a preocupação dos empregadores quanto ao papel do ensino superior e abre espaço à continuação do debate.
The debate around the employability of graduates has been focused on the match between the skills acquired at universities and the skills required in jobs. Available research examines this issue for several countries but studies are lacking for African countries, like Cabo Verde. This qualitative research studies the expectation and perception of employers in Cabo Verde about the skills acquired by graduates in local and foreign universities. The research presupposes that expectation and perception of employers are relevant sources of information on skills required in the labour market. Empirical research draws on original data collected through interviews with human resource managers or other responsible for human resource management of twelve private and public firms in Cabo Verde. Empirical findings reveal that employers underline that technical skills are insufficient to respond to the competitiveness challenges. They seek for a combination for both behavioural and technical skills. However, they are unsatisfied with higher education outcomes. Employers of the sample consider that higher education fails in imparting behavioural skills that foster employability. However, employers did not recognise relevant differences between graduates from local and foreign universities. They are willing to select on the basis of skills acquired by candidates rather than on the basis of university. However, the sampled employers underline that universities differ in both stage of development and support services. Although being exploratory, our research shows employers’concern about the role of higher education also opening space to continue the discussion.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12972
Thesis identifier: 201540010
Designation: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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