Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1296
Autoria: Teixeira, José Cardoso
Orientação: Lopes, Albino
Data: 3-Mar-2009
Título próprio: O impacto do nepotismo no processo de recrutamento num pequeno conjunto de pequenas e médias empresas industriais do Concelho de Viseu
Referência bibliográfica: Teixeira, José Cardoso - O impacto do nepotismo no processo de recrutamento num pequeno conjunto de pequenas e médias empresas industriais do Concelho de Viseu [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1296>.
Palavras-chave: Propriedade
Nepotismo
Confiança
Pequenas e Médias Empresas
Resumo: As empresas confrontam-se, desde há mais de um século com o problema da distinção entre a propriedade e a gestão, sendo este paradoxo uma fonte de ineficiência para alguns, mas para outros, uma situação inevitável, pelo menos nas pequenas unidades familiares. É o problema do nepotismo empresarial que é tratado neste trabalho e que privilegiou uma região de forte cariz familiarista (Viseu). O estudo feito, com carácter pioneiro em Portugal permite concluir que o nepotismo não é uma regra estabelecida como a maioria dos autores tenderia em prever. O estudo abre pistas para uma abordagem mais extensiva e cuidada que pudesse concluir, de forma mais consistente, sobre a relação entre a cultura familiarista e o nepotismo na vida das Pequenas e Médias Empresas portuguesas.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumo_tese_JC Teixera.doc26,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
tese_JC Teixeira.pdf389,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.