Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/12918
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | André, P. | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T10:00:30Z | - |
dc.date.available | 2017-04-12T10:00:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 2183-945X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/12918 | - |
dc.description.abstract | Partindo do ensaio seminal From faktura to factography (1984) do historiador de arte Benjamin H. D. Buchloh, e referenciando a exposição Archivo Universal. La condición del documento y la utopia fotográfica moderna (2008), a presente comunicação propõe-se revelar a fotografia como instrumento documental, como meio discursivo e como dispositivo poético operativo da cultura urbana e arquitectónica em contexto do século XX. Para o realizar tomaremos como ponto de partida as paradigmáticas exposições: Staatliches Bauhaus, Weimar: 1919-1923 (Weimar, 1923); Modern Architecture: International exhibition (New York, 1932, MoMA); Architettura rurale italiana, (Milão, 1936, VI Triennale Milano); Brazil Builds: Architecture New and Old 1652-1942 (New York, 1943, MoMA); 15 anos de Obras Públicas 1932-1947 (Lisboa, 1948, IST); Architecture without architects: A Short Introduction to Non-Pedigreed Architecture, (New York, 1964, MoMA), procurando desvendar mecanismos e significados da exibição do corpo urbano e arquitectónico. Nestas exposições para além do potencial performativo e persuasivo da fotogenia das cidades e das arquitecturas fixadas nas fotografias públicas percorridas pelos itinerários do olhar dos visitantes, destacaremos a ampliação desse dispositivo de visão dinâmica, simultaneamente imagético e documental, através das fotografias impressas nos catálogos das respectivas exposições. Afirmando e sublinhando o papel da fotografia na formação de consciências patrimoniais e na construção de valores identitários, será ainda nosso propósito por meio de um estudo comparatista, dar a ver – a partir do esquema apresentado – como a fotografia foi interrogante e matricial na construção da cultura urbana e arquitectónica do século XX. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | FLUP | - |
dc.relation | PTDC/CPC-HAT/4533/2014 | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Exposições | por |
dc.subject | Arquitectura | por |
dc.title | Dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitetura | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 176 - 192 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Revelar | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 1 | - |
degois.publication.firstPage | 176 | - |
degois.publication.lastPage | 192 | - |
degois.publication.title | Dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitetura | por |
dc.date.updated | 2019-04-17T09:58:49Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-32108 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1614-2815-1-PB.pdf | Versão Editora | 8,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.