Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12918
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndré, P.-
dc.date.accessioned2017-04-12T10:00:30Z-
dc.date.available2017-04-12T10:00:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2183-945X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12918-
dc.description.abstractPartindo do ensaio seminal From faktura to factography (1984) do historiador de arte Benjamin H. D. Buchloh, e referenciando a exposição Archivo Universal. La condición del documento y la utopia fotográfica moderna (2008), a presente comunicação propõe-se revelar a fotografia como instrumento documental, como meio discursivo e como dispositivo poético operativo da cultura urbana e arquitectónica em contexto do século XX. Para o realizar tomaremos como ponto de partida as paradigmáticas exposições: Staatliches Bauhaus, Weimar: 1919-1923 (Weimar, 1923); Modern Architecture: International exhibition (New York, 1932, MoMA); Architettura rurale italiana, (Milão, 1936, VI Triennale Milano); Brazil Builds: Architecture New and Old 1652-1942 (New York, 1943, MoMA); 15 anos de Obras Públicas 1932-1947 (Lisboa, 1948, IST); Architecture without architects: A Short Introduction to Non-Pedigreed Architecture, (New York, 1964, MoMA), procurando desvendar mecanismos e significados da exibição do corpo urbano e arquitectónico. Nestas exposições para além do potencial performativo e persuasivo da fotogenia das cidades e das arquitecturas fixadas nas fotografias públicas percorridas pelos itinerários do olhar dos visitantes, destacaremos a ampliação desse dispositivo de visão dinâmica, simultaneamente imagético e documental, através das fotografias impressas nos catálogos das respectivas exposições. Afirmando e sublinhando o papel da fotografia na formação de consciências patrimoniais e na construção de valores identitários, será ainda nosso propósito por meio de um estudo comparatista, dar a ver – a partir do esquema apresentado – como a fotografia foi interrogante e matricial na construção da cultura urbana e arquitectónica do século XX.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFLUP-
dc.relationPTDC/CPC-HAT/4533/2014-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectExposiçõespor
dc.subjectArquitecturapor
dc.titleDinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquiteturapor
dc.typearticle-
dc.pagination176 - 192-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevelar-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume1-
degois.publication.firstPage176-
degois.publication.lastPage192-
degois.publication.titleDinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquiteturapor
dc.date.updated2019-04-17T09:58:49Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-32108-
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1614-2815-1-PB.pdfVersão Editora8,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.