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dc.contributor.advisorVieira, Jorge Samuel Pinto-
dc.contributor.authorAlmeida, Inês Sofia Arrábida-
dc.date.accessioned2017-04-06T14:24:43Z-
dc.date.available2017-04-06T14:24:43Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Inês Sofia Arrábida - As plataformas online de mediação de serviços criativos em Portugal: caso de estudo do ProKubo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12807>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12807-
dc.description.abstractO crescimento exponencial dos novos media tem alterado o quotidiano dos indivíduos. Também o espetro laboral tem sofrido alterações significativas, sendo que nas indústrias culturais e criativas a internet emerge como uma forma alternativa de mediação das relações laborais e fomento da visibilidade. Nesse sentido, nas últimas décadas têm surgindo plataformas online que permitem que os criativos exponham os seus trabalhos de forma rápida e simples, e consigam uma maior aproximação com os seus potenciais clientes. A presente dissertação foca-se essencialmente na perceção dos criativos portugueses sobre o sucesso das plataformas online. Deste modo, e de forma a conseguir obter resultados significativos, a plataforma portuguesa ProKubo foi selecionada como objeto empírico de estudo. Tendo como pergunta de partida: “Qual a satisfação geral dos membros do ProKubo?”, a dissertação tem como objetivo principal compreender a eficácia da plataforma na diminuição da precariedade e fomento da meritocracia. Através dos dados obtidos por inquérito online percebemos que, dentro da amostra, a taxa de profissionais que ainda não obteve qualquer proposta de trabalho é de 75% dos inquiridos. Deste modo, após um ano de existência do ProKubo, com base numa escala de 1 a 10, a satisfação geral dos seus utilizadores situa-se numa média de 4,5, sendo notória a necessidade de desenvolvimento de estratégias que visem solucionar as questões relacionadas com a experiência dos criativos, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento de projetos redução da precariedade. O presente estudo permitiu ainda perceber o perfil dos profissionais criativos portugueses e as suas condições de trabalho.por
dc.description.abstractThe exponential growth of new media has changed the daily lives of individuals. The labour spectrum has also undergone significant changes, and in the cultural and creative industries the internet rises as an alternative way to mediate labour relations and to promote visibility. On the last decades online platforms have emerged to allow creatives to expose their work and to achieve a closer relationship with their clients. The master dissertation focuses mainly on the perception of the Portuguese creatives on the success of online platforms. In order to achieve significant results, the Portuguese platform ProKubo was selected as empirical object of study. The dissertation aims to understand the platform's effectiveness in reducing precariousness and promotion of meritocracy, with the starting question: "What is the overall satisfaction of the members of ProKubo". Through the data we understand that the rate of professionals who answered the inquiry and still have not yet made a project is around 75% of the respondents. Thus, after a year of the ProKubo, the overall satisfaction of its users is 4, 5 on a scale from 1 to 10, which makes clear the need to develop strategies to address the issues related to the creative experience, particularly with regard to development projects and reducing precariousness. This study also allowed us to perceive the profile of the Portuguese creatives and their working conditions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSociologia da culturapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectPortfóliopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectCultural and creative industriespor
dc.subjectCreative labourpor
dc.subjectCreative classepor
dc.subjectOnline platformpor
dc.titleAs plataformas online de mediação de serviços criativos em Portugal: caso de estudo do ProKubopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201492270por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2020-04-06-
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