Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1274
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Paulo Alexandre Pereira Alves de-
dc.contributor.authorMelo, Cristina Monteiro de-
dc.date.accessioned2009-03-03T14:18:08Z-
dc.date.available2009-03-03T14:18:08Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2006-12pt-PT
dc.identifier.citationMELO, Cristina Monteiro de - O impacto da formação profissional em alternância na motivação e nas expectativas dos jovens [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2007. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1274>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/1274-
dc.description.abstractA evolução das sociedades e o aparecimento da produção capitalista tornaram a educação e a formação profissional nas principais formas de preparação dos jovens para o mundo do trabalho. A Formação Profissional em Alternância, designada Sistema de Aprendizagem, tem assim um papel de destaque em qualquer sociedade. O tema deste estudo é, portanto, a formação profissional em alternância em Portugal e sua relação com o mercado de emprego, sendo também feita referência a dois casos de sucesso europeus – o caso alemão e o caso francês. A investigação realizada centrou-se na formação prática em contexto de trabalho (estágio), característica principal dos itinerários de formação do Sistema de Aprendizagem. O objectivo deste estudo é verificar se o facto de os formandos acederem a uma experiência formativa em contexto real de trabalho, tem impacto nas suas motivações e expectativas, especialmente no que se refere à sua empregabilidade, no final do curso. Para tal, foi objecto de análise o período de posto de trabalho, do 1º ano de uma turma do Sistema de Aprendizagem. Pretende-se perceber qual o impacto da formação prática em contexto de trabalho, no que respeita à inserção dos formandos na vida activa. A análise dos dados, recolhidos durante o trabalho de campo, permitiu constatar que neste caso o estágio realizado foi positivo, e todos os actores envolvidos sentiram melhorias ao nível da motivação dos formandos, assim como, expectativas mais elevadas por parte dos mesmos.pt-PT
dc.description.sponsorshipThe evolution of societies and the appearing of the capitalist production have made Education and Professional Formation the main way to prepare youngsters for the working world. This way, Professional Formation in alternation (both in training centres and in companies), named Learning System, has an outstanding role in any society. Therefore, the theme of this survey is – Professional Formation in alternation in Portugal and its relation to the work market. Two European successful cases will also be referred –the German and the French cases. The research done was centred on practical formation in a work context (training), which is the main aspect of the formation itineraries in the Learning System. The aim of this survey is to verify if having formative experience in a real work context has an impact in the pupils’ motivations and expectations, especially what concerns the possibility to find a job after finishing their courses. To achieve this, the period of training of a first year class of the Learning System has been studied and analyzed. The objective is to see the impact of practical formation in a work context as well as the pupils’ integration in active life. The data analysis, collected during the field work, allowed seeing that, in this case, the training done had a positive result and all the actors involved improved their motivation and set higher expectations for them.pt-PT
dc.format.extent288616 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectFormaçãopt-PT
dc.subjectAprendizagempt-PT
dc.subjectMotivaçãopt-PT
dc.subjectEmpregabilidadept-PT
dc.titleO impacto da formação profissional em alternância na motivação e nas expectativas dos jovenspt-PT
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE-001.pdf281,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.