Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12665
Autoria: Pinheiro, Maria Felicidade Rodrigues
Orientação: Generosa Gonçalves Simões do, Nascimento
Data: 23-Nov-2016
Título próprio: Projeto de intervenção numa instituição particular do ensino particular (BSC - novo modelo de monitorização de gestão): estudo de caso
Referência bibliográfica: PINHEIRO, Maria Felicidade Rodrigues - Projeto de intervenção numa instituição particular do ensino particular (BSC - novo modelo de monitorização de gestão): estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12665>.
Palavras-chave: Gestão estratégica
Balanced scorecard
Ensino particular
Strategy management
Private education
Resumo: O presente projeto de intervenção tem como propósito a construção e disponibilização de um instrumento de gestão que facilite o alinhamento estratégico e operacional do Colégio do Bom Sucesso com recurso à metodologia Balanced Scorecard. Os sistemas tradicionais de informação que são atualmente utilizados para a gestão das instituições de ensino privado como o Colégio do Bom Sucesso (tableau de bord, mapas de tesouraria e gestão de serviços e demonstração de resultados provisionais) não permitem responder aos desafios atuais apresentando várias debilidades e insuficiências, designadamente o quase exclusivo enfoque na vertente financeira, ignorando áreas criticas como os processo e eficiência operacional, o crescimento e inovação na organização e a satisfação dos diversos stakeholders. Perante este cenário, o setor do ensino particular tem necessidade de se adaptar aos novos tempos, modificando em muito, a forma com se trabalha e atua. O principal objetivo da implementação de um sistema de medição de desempenho é permitir a estas organizações, planear, medir e controlar o seu desempenho em conformidade com a estratégia planeada, tendo em vista, criar valor para os seus alunos/pais, colaboradores, stakeholders. O Balanced Scorecard é um sistema de gestão que visa implementar a estratégia com eficácia, este sistema articula as variáveis financeiras e não financeiras, integra o curto e o longo prazo, visando alcançar resultados estratégicos ambiciosos e mobiliza a organização na implementação da estratégia. A definição da missão, visão e valores; o estabelecimento de objetivos estratégicos, de iniciativas, de metas e de indicadores pelas perspetivas organizacionais, considerando as suas relações causa-efeito, permitem uma gestão muito mais adequada à realidade atual. Continua-se a verificar que muitas organizações possuem fraca cultura de planeamento e gestão estratégica. O Balanced Scorecard, com as necessárias adaptações, e mesmo perante cenários de incerteza, constitui um instrumento que pode ser utilizado no processo de planeamento estratégico e facilitar a comunicação, clarificação e gestão da estratégia das organizações.
This intervention project aims the construction and deployment of a management tool to facilitate the strategic and operational alignment of Colégio do Bom Sucesso using the Balanced Scorecard methodology. Traditional information systems that are currently used for the management of private educational institutions such as the of Colégio do Bom Sucesso (tableau de bord, treasury maps and management services and demonstration of provisional results) do not allow to respond to the current challenges presented several weaknesses and shortcomings, in particular the almost exclusive focus on financial aspects, ignoring critical areas such as process and operational efficiency, growth and innovation in the organization and the satisfaction of the various stakeholders. Given this scenario, the private education sector needs to adapt to changing times, changing much, the way it works and operates. The main objective of implementing a performance measurement system is to enable these organizations to plan, measure and control their performance in accordance with the planned strategy, in order to create value for their students / parents, employees, stakeholders. The Balanced Scorecard is a management system that aims to implement the strategy effectively, this system articulates the financial variables and non-financial part of the short and long term in order to achieve ambitious strategic outcomes and mobilizing the organization in implementing the strategy. The definition of the mission, vision and values; the establishment of strategic objectives, initiatives, targets and indicators for organizational perspectives, considering their cause-effect relationships, allow management more appropriate to the current reality. Continues to find that many organizations have weak culture of planning and strategic management. The Balanced Scorecard, with the necessary adjustments, and even in the face of uncertainty scenarios, is a tool that can be used in the strategic planning process and facilitate communication, clarification and management of organizational strategy.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoFinalBalancedScorecad.pdf2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.