Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12641
acessibilidade
Title: INTEGRA I&E – Promover a Integração da Investigação no Ensino Superior: O caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL
Editors: Bernardes, Sónia F.
Keywords: Ensino Superior
Práticas pedagógicas
Integração da investigação no ensino
Comunidade de Prática
Issue Date: Mar-2017
Publisher: ISCTE-IUL
Abstract: Esta obra consiste no relatório científico do projeto INTEGRA I&E. O INTEGRA I&E consistiu num projeto de investigação-ação, que, ao longo do biénio 2014/2016, visou a avaliar o hiato entre discursos e práticas de promoção da integração investigação no ensino (I&E) na Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH) do ISCTE-IUL e, simultaneamente, estimular a construção coletiva e participada de estratégias que minimizassem este hiato. Foi desenvolvido por uma equipa de 7 docentes/investigadores, representantes de quatro áreas disciplinares presentes na ECSH (Antropologia, Economia Política, Psicologia e Sociologia) e 4 bolseiros de investigação. Em estreita colaboração, esta equipa multidisciplinar desenvolveu, em paralelo, três linhas de pesquisa complementares que visaram: (1) identificar e caracterizar as conceções, experiências e práticas de integração I&E e (2) reforçar e promover as práticas de integração I&E já existentes na ESCH (secção I). Partindo da triangulação de metodologias qualitativas e quantitativas, a primeira linha de pesquisa esteve centrada nas perceções e experiências dos discentes (secção II; capítulos 1 a 4), a segunda, nas perceções e práticas do corpo de docentes e investigadores (secção III, capítulos 4 a 8); e a terceira, nas experiências de uma Comunidade de Prática sobre integração I&E (secção VI). Esta obra apresenta uma descrição detalhada dos resultados científicos e das principais conclusões do projeto, que permitiram não só identificar os principais desafios futuros, mas também apresentar um conjunto de recomendações para promover a integração I&E ao nível da ECSH/ISCTE-IUL (secção V).
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12641
ISBN: 978-989-732-894-7
Appears in Collections:DPSO-LAN - Autoria de livros nacionais

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
INTEGRA_I&E_Relatório_Científico_2017.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.