Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12598
Autoria: Sobral, Mafalda Fonseca Gouveia de Andrade
Orientação: Neves, José
Duarte, Patrícia
Data: 28-Nov-2016
Título próprio: A perceção de responsabilidade social das organizações, o bem-estar no trabalho e os comportamentos no trabalho
Referência bibliográfica: SOBRAL, Mafalda Fonseca Gouveia de Andrade - A perceção de responsabilidade social das organizações, o bem-estar no trabalho e os comportamentos no trabalho [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12598>.
Palavras-chave: Comportamento organizacional
Mudança de atitude
Relação pessoa-organização
Bem-estar
Responsabilidade social das empresas
Work Behaviour
Organizational citizenship behaviour
Job-related well-being
Corporate Social Responsibility
In-role behaviour
Resumo: A responsabilidade social das organizações (RSO) é um tema atual, e tem vindo a constituir-se uma preocupação de primeira ordem nas empresas, influenciando os seus negócios e relações com as diversas partes interessadas. Contudo, o estudo do impacto da RSO a um nível individual, em particular, nos colaboradores, tem sido pouco aprofundado. Por isso, este estudo pretende, em primeiro lugar, contribuir para o colmatar desta falha, através da investigação do papel da RSO ao nível dos comportamentos de trabalho, em particular, os comportamentos próprios de papel (CPP) e os comportamentos de cidadania organizacional (CCO). A identificação de variáveis que permitam ajudar a explicar de que forma a perceção de RSO se relaciona com os comportamentos de trabalho é igualmente relevante. Nesse sentido, foi analisado o potencial papel mediador do bem-estar no trabalho. Foi recolhida uma amostra de 156 indivíduos, através de um questionário distribuído presencialmente e online, com o objetivo de compreender a perceção dos colaboradores face ao envolvimento da organização em práticas de RSO (trabalhadores, comunidade e ambiente, económica), a satisfação no trabalho, o bem-estar afetivo e os comportamentos de trabalho. Os principais resultados revelaram que os CPP são explicados pela perceção de RSO económica. Contudo, o efeito de mediação do bem-estar afetivo nesta relação não se verificou. Houve um efeito significativo entre a perceção de RSO para com os colaboradores e o bem-estar afetivo, bem como um efeito significativo da perceção desta dimensão e da dimensão económica na satisfação no trabalho. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura sobre RSO, bem como para as organizações interessadas em promover os comportamentos de trabalho e o bem-estar dos seus colaboradores, através da implementação de práticas de gestão de recursos humanos alinhadas com a implementação de práticas de RSO.
Corporate Social Responsibility (CSR) is a very current theme and organizations have been considering it, more and more, as a major concern, influencing their businesses and relationships with interested parties. However, despite the diversity of research on this subject, the impact of CSR at the individual level, namely on employees, has been scarcely studied. Therefore, this paper aims primarily to address that shortage, by investigating the role of CSR on work behaviour, in particular, in-role behaviours (IRB‟s) and organizational citizenship behaviours (OCB‟s). The identification of factors that help explaining in which way the perception of CSR is related to work behaviour is equally relevant. For this, the potential mediating role of job-related well-being in that relationship was analysed. A sample of 158 participants was collected from organizations of a wide range of sectors of activity, through a questionnaire distributed in person and online, which aimed to understand the perception of employees regarding the organization‟s involvement in CSR practices (torwards workers, community and environment, economic), job satisfaction, affective well-being and work behaviours. The main results revealed that IRB‟s are explained by economic CSR perception. However, the mediating effect of affective well-being in this relationship was not supported. In addition, it was verified a significant effect between the perception of CSR towards employees and affective well-being, as well as a significant effect on the perception of this dimension and the economic one on job satisfaction. This paper contributes to the development of literature about CSR besides contributing to organizations interested in promoting work behaviour and job-related well-being, through the implementation of human resources management practices aligned with the implementation of CSR practices.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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