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dc.contributor.advisorFernandes, Marília Ester Prada-
dc.contributor.authorCanhão, Andreia Sofia Oliveira-
dc.date.accessioned2017-03-15T19:34:47Z-
dc.date.available2017-03-15T19:34:47Z-
dc.date.issued2016-11-14-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationCANHÃO, Andreia Sofia Oliveira - Rótulos alimentares: efeito do consumo de alimentos biológicos no comportamento [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12587>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12587-
dc.description.abstractO rótulo “origem biológica” tem impacto na perceção de características que não são diretamente relacionadas com o método de produção do alimento (e.g., menos calorias que os produtos convencionais, mais saudável) e consequentemente no comportamento do consumidor. Sendo a agricultura biológica um método de produção que não contem inputs sintéticos (Ponisio et al., 2015), não deveria influenciar a perceção de características como a informação calórica do produto visto que não se alteram macronutrientes. Prada, Rodrigues, e Garrido (2016) mostraram que as pessoas avaliam com maior leniência a falha de um treino físico de um alvo que escolhe comer uma refeição biológica (vs. uma refeição convencional). Replicámos conceptualmente o estudo de Prada e colaboradores (2016) com o objetivo de replicar se o método de produção do alimento consumido influencia o comportamento do participante tanto numa tarefa de natureza física (i.e., tempo na posição de “prancha”) como cognitiva (i.e., tempo despendido numa sopa de letras), sendo esperado que os participantes despendessem menor esforço (i.e., menos tempo) em ambas as tarefas quando nas condições em que estes haviam escolhido (vs. escolha determinada a priori) o alimento de origem biológica (vs. convencional). Os resultados vão ao encontro dos de Prada, e colaboradores (2016) – as participantes que escolheram o alimento de origem biológica tendem a fazer prancha durante menos tempo e também passam menos tempo a fazer a sopa de letras. Assim, entender estes comportamentos é útil para prevenir enviesamentos nos julgamentos sobre a alimentação biológica e as consequências que destes advêm.por
dc.description.abstractThe organic label have impact in people’s perception regarding non direct related characteristics concerning the products production mode (eg. less calories than conventional products, healthier) and as a consequence that influence consumers’ behaviour. Defining organic farming as a method of production that don’t use synthetic inputs (Ponisio et al., 2015) shouldn’t influence the products’ characteristics such as caloric content since it doesn’t change macronutrients. Prada, Rodrigues, & Garrido (2016) study shows that people evaluate more with more lenience a target that misses a physical exercise practice after eating an organic meal (vs. a conventional meal). We replicate conceptually Prada, et al. (2016) study to try and replicate if a products method of production would influence the own behaviour in a physical task (i.e. time spending on a “plank” position) and on a cognitive one (i.e. time spend on a wordsearch puzzle). We expect that participants put less effort (i.e., less time) on both tasks when participants can choose (vs. have chosen for them) the organic product (vs. a conventional). This results are similar to the ones from Prada, et al. (2016) – participants who have choose to eat organic send less time doing the plank and the wordsearch puzzle. Understanding this behaviours is useful to prevent biased behaviours regarding organic food and the consequences from this behaviours.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAgricultura biológicapor
dc.subjectAlimentaçãopor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectOrganic farmingpor
dc.subjectFood labellingpor
dc.subjectLicensing effectpor
dc.subjectHallo effectpor
dc.titleRótulos alimentares: efeito do consumo de alimentos biológicos no comportamentopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201331799por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
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