Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12558
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Cecília-
dc.contributor.authorAguiar, Ana Lúcia Vidigal Paixão-
dc.date.accessioned2017-03-09T18:33:50Z-
dc.date.available2017-03-09T18:33:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationAGUIAR, Ana Lúcia Vidigal Paixão - Teacher-child interactions and children's social skills and problem behaviors: ECEC dosage and disability status as moderators [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12258>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12558-
dc.description.abstractMultiple studies have reported associations between ECEC quality and dosage and children´s social and behavioral development, with some further suggesting that this association may be particularly strong for more socioeconomically disadvantaged children. In the present study, we examined the direct relation between the quality of teacher-child interactions and children´s social skills and problem behaviors, as well as the moderating effects of ECEC dosage and children´s disability status. Participated in this study 180 typically; developing children (119 boys) and 42 children with disabilities (29 boys) (Mage = 63.75; SD = 7.77), in a total of 222 children, from 44 inclusive classrooms in the Metropolitan Area of Lisbon, Portugal. Our results indicated that the quality of teacher-child interactions is not associated with children´s social skills and that the proportion of days children were absent from school is negatively associated with their social skills. Simultaneously, we found moderating effects of the number of months with the lead teacher and disability status in the relation between two domains of teacher-child interactions and children’s social skills. Teacher child-interactions did not predict children´s problem behaviors, nor did dosage or disability status moderate this relation. Overall, we found some encouraging results, suggesting that dosage may directly and indirectly influence children´s social development.por
dc.description.abstractVários estudos têm reportado associações entre a qualidade dos contextos de educação de infância, o grau de exposição das crianças a esses contextos e o desenvolvimento social e comportamental das crianças, com alguns desses estudos a sugerirem que esta associação pode ser particularmente forte para crianças em desvantagem social e económica. No presente estudo, investigámos a relação entre a qualidade das interações educador/a-criança e as competências sociais e problemas de comportamento das crianças, bem como os efeitos moderadores da dosagem e do estatuto de incapacidade nesta relação. Participaram neste estudo 180 crianças com desenvolvimento típico (119 rapazes) e 42 crianças com incapacidade (29 rapazes) (Midade = 63.75; DP = 7.77), num total de 222 crianças, integradas em 44 salas inclusivas de pré-escolar, situadas na Área Metropolitana de Lisboa, em Portugal. Os nossos resultados indicaram que a qualidade das interações educador/a-criança não está associada às competências sociais das crianças e que a proporção de dias que a criança esteve ausente da escola está negativamente associada às suas competências sociais. Paralelamente, encontramos efeitos moderadores do número de meses com o/a educador/a e do estatuto de incapacidade na relação entre dois domínios das interações educador/a-crianças e as competências sociais das crianças. Por fim, as interações educado/a-criança não estavam associadas aos problemas de comportamento das crianças e esta relação não foi moderada pela dosagem nem pelo estatuto de incapacidade. Globalmente, encontrámos alguns resultados encorajadores, que sugerem que o grau de exposição a contextos de educação de infância pode influenciar de forma direta e indireta o desenvolvimento social das crianças.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeacher-child interactionspor
dc.subjectDosagepor
dc.subjectChildren with disabilitiespor
dc.subjectSocial skillpor
dc.subjectProblem behaviorspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectProblemas sociaispor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectInterações educador/a-criançapor
dc.subjectDosagempor
dc.subjectCrianças com incapacidadepor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectProblemas comportamentaispor
dc.titleTeacher-child interactions and children's social skills and problem behaviors: ECEC dosage and disability status as moderatorspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201336316-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL ANA LÚCIA AGUIAR.pdf3,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.