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dc.contributor.advisorGarrido, Margarida Vaz-
dc.contributor.authorLopes, Ana Cristina Fernandes-
dc.date.accessioned2017-03-07T10:56:05Z-
dc.date.available2017-03-07T10:56:05Z-
dc.date.issued2015-11-13-
dc.date.submitted2015-09-
dc.identifier.citationLopes, A. C. F. (2015). A influência do mascar pastilha elástica na formação de impressões: Uma experiência corporalizada? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/12533pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12533-
dc.description.abstractO modo como formamos impressões de personalidade e realizamos julgamentos acerca dos que nos rodeiam, nomeadamente a partir da face, é uma competência universal que desde cedo suscitou o interesse dos investigadores. No entanto, a investigação tem-se centrado em características específicas e configurações estáticas da face do alvo, a partir da qual se fazem inferências. Enquadrado numa abordagem corporalizada, que sugere que processos cognitivos estão encorados em experiências sensório-motoras e estados efetivos, o presente estudo pretende explorar variáveis do observador, nomeadamente, a ativação dos músculos faciais associados ao sorriso, manipulados através de mascar pastilha. Especificamente procuramos averiguar em que medida mascar pastilha elástica influencia a perceção dos outros, designadamente as inferências que são realizadas a partir da face. Para tal, foi realizado um estudo experimental em que metade dos participantes avaliou um conjunto de vídeos (com faces neutras e a sorrir) enquanto mascava pastilha elástica, e outra metade avaliou os mesmos vídeos sem mascar pastilha elástica. Os resultados sugerem que mascar ou não mascar pastilha não produz qualquer efeito na avaliação dos alvos. Pensamos no entanto que, quer a abordagem teórica adotada, quer o paradigma específico utilizado poderão constituir contributos importantes para estudos futuros no domínio da formação de impressões e da interação social.por
dc.description.abstractThe way we form impressions and perform trait judgments about people around us, particularly those judgments based on human faces, constitutes a universal competence, which has caught the attention of researchers early on. However research has focused on specific features and static configurations of the target’s face from which we make inferences. Framed by an embodied approach, suggesting that cognition is grounded on sensorimotor processes and affective states, this study aims to explore variables of the observer like the activation of facial muscles associated with the smile, manipulated by chewing a gum. Specifically we examine in which way chewing a gum can influence the perception of others, namely the inferences that are drawn from the face. For this purpose, we conducted an experimental study in which half of the participants evaluated a set of videos (with neutral and smiling faces) while were chewing a gum and the other half evaluated the same videos without chewing a gum. The results suggest that chewing a gum or not, does not affect the targets’ evaluation. However, we think that both the theoretical framework adopted, and the specific paradigm used, may constitute an important input for future studies in the domain of impression formation and social interaction.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia social -- Social psychologypor
dc.subjectCognição social -- Social cognitionpor
dc.subjectPerceção social -- Social perceptionpor
dc.subjectPersonalidade -- Personalitypor
dc.subjectEmbodimentpor
dc.subjectFirst impressionspor
dc.subjectFace perceptionpor
dc.subjectChewing gumpor
dc.titleA influência do mascar pastilha elástica na formação de impressões: Uma experiência corporalizada?por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.subject.apa3000-
dc.subject.apa3040-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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