Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12529
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAfonso, Luís Urbano de Oliveira-
dc.contributor.advisorFernandes, Alexandra-
dc.contributor.authorSousa, Joana Semião Teixeira de-
dc.date.accessioned2017-03-06T16:45:38Z-
dc.date.available2017-03-06T16:45:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationSOUSA, Joana Semião Teixeira de - A fronteira entre a arte e a ciência no fotojornalismo: o caso da national geographic society [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12529>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12529-
dc.description.abstractA fotografia nasceu de princípios científicos aplicados à atividade de artistas. É um poderoso método de comunicação visual, tornando essencial uma interpretação consciente do seu conteúdo, e do contexto da sua produção. A evolução da fotografia artística foi marcada pelo objetivo de equiparar a fotografia ao mundo da arte, surgindo assim a “fotografia direta” e a inclusão do fotojornalismo na arte. No fotojornalismo, o processo de captura das imagens é importante, acarretando uma responsabilidade que se transmuta para os códigos de ética adotados pela indústria dos media; foi assim desenvolvida a forense de imagens cuja finalidade é averiguar a sua integridade. A National Geographic acumulou uma coleção de 11,5 milhões de imagens que foi aberta ao público pela primeira vez em 2009 através de uma parceria com a galeria Steven Kasher. A coleção tem vindo a ser vendida em leilões, cujo o primeiro data a Dezembro de 2012. Na atividade da revista os fotógrafos são de extrema relevância, alguns dos quais têm uma forte presença nos mercados da arte. As parcerias e expedições da sociedade são um veículo de produção de obras de arte. As fotografias desempenham um papel fundamental na prossecução dos Direitos Humanos e na denúncia da sua violação, impactando diretamente as mudanças mundiais, e conduzindo também à tomada de decisões e estabelecimento de iniciativas que visam o seu alcance. Alguns fotógrafos da National Geographic são especialistas nesta matéria, nomeadamente mulheres que dedicam a vida a utilizar a fotografia como ferramenta para a harmonização dos desequilibrios existentes.por
dc.description.abstractPhotography was born from the application of scientific principles to artist’s activities. It is a powerful method of visual communication, making essential a conscientious interpretation of its content and the context in which it was produced. The evolution of artistic photography was marked by the goal of matching photography to the art world, thus emerging “Straight photography” and the adoption of photojournalism by the arts. In photojournalism the process of capturing the image it is important, entailing a responsibility that transmutes to the codes of ethics adopted by the media industry, where there is the forensic analysis of images reserved to check their integrity. National Geographic accumulated a collection of 11,5 million images that was open to the public for the first time in 2009, through a partnership with Steven Kasher Gallery. The collection has been sold in auctions, the first one in December 2012. Photographers are extremely relevant to the magazine’s activity, and some have a strong presence in the art market. National Geographic partnerships and expeditions are a method of production of art works. Photography developed an important role on the persuit of human rights and reporting its violation, with a direct impact at the level of world changes, also leading to decision making and the establishment of initiatives. Some National Geographic photographers are specialized in human rights, specifically women that devoted their lives to using photography as a tool to harmonize the existing conflicts.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFotojornalismopor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectMercado da artepor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectNational Geographicpor
dc.subjectFotógrafopor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectFotografia Científicapor
dc.subjectPhotographypor
dc.subjectPhotojournalismpor
dc.subjectPhotographerpor
dc.subjectHuman rightspor
dc.subjectScientific photographypor
dc.subjectArt marketspor
dc.titleA fronteira entre a arte e a ciência no fotojornalismo: o caso da national geographic societypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201329816-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Mercados da Artepor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Fronteira entre a Arte e a Ciência no Fotojornalismo_Joana de Sousa_biblioteca.pdf48,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.