Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12524
Autoria: Estanislau, Paulo Emanuel Leote
Orientação: Vaz, Maria João
Data: 4-Set-2016
Título próprio: Jazz em Portugal no Estado Novo: uma resistência cultural e política? O Clube Universitário de Jazz: heterodoxia, equidade, cosmopolitismo e alteridade
Referência bibliográfica: ESTANISLAU, Paulo Emanuel Leote - Jazz em Portugal no Estado Novo: uma resistência cultural e política? O Clube Universitário de Jazz: heterodoxia, equidade, cosmopolitismo e alteridade [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12524>.
Palavras-chave: Música jazz
Estado Novo
Nacionalismo
Cosmopolitismo
Ideologia política
Cosmopolitanism
Nationalism
Clube Universitário de Jazz
Conservatism
Resumo: Esta dissertação de mestrado, Jazz em Portugal no Estado Novo: Uma resistência cultural e política? O Clube Universitário de Jazz: heterodoxia, equidade, cosmopolitismo e alteridade, visa responder à questão colocada no título do trabalho. O jazz é na sua matriz um género musical que pressupõe liberdade de execução. O Estado Novo foi um regime político que amputou os direitos cívicos e políticos básicos dos portugueses durante mais de 40 anos. É na confrontação entre estas duas realidades opostas que reside este trabalho. A intenção é reflectir se houve atritos entre amantes e públicos de jazz com uma realidade que restringia um pensamento fora dos cânones culturais que o regime defendia e propagava. O Estado Novo assentava num ideal cultural nacionalista e conservador. O jazz, pelo contrário, é uma música que resulta de várias contribuições. A dissonância entre estas duas realidades alguma vez criou fricção ao ponto de ser uma forma de confrontação entre os dois lados? Em Portugal o jazz foi também uma arma de resistência ao regime autoritário do Estado novo? É no cruzamento destas duas realidades, opostas e contrastantes, abordando factores históricos, sociais e políticos que se desenvolve este trabalho.
This master's thesis: Jazz in Portugal in Estado Novo: A resistance cultural and policy? The Clube Universitário de Jazz: heterodoxy, equity, cosmopolitanism and otherness, aims to answer the question posed in the title of the work. Jazz is in its origin a musical genre that presupposes freedom of execution. The Estado Novo was a political regime that amputated the basic civil and political rights of Portuguese for more 40 years. It is in the confrontation between these two opposing realities that lays this work. The intention is to reflect if there was friction between jazz lovers and audiences with a reality that restricted thought outside the cultural canons that the regime defended and propagated. The Estado Novo was based on a nationalist and conservative cultural ideal. Jazz, on the contrary, is a music that results from various contributions. The mismatch between these two realities ever created friction as to be a form of confrontation between the two sides? In Portugal jazz was also a way to resist the authoritarian regime of Estado Novo? It is at the intersection of these two opposing and contrasting realities, addressing historical, social and political factors, that this work is developed.
Designação do grau: Mestrado em História Moderna e Contemporânea
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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