Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12519
Autoria: Ekungu, Marcelino Tchissingui
Orientação: Lemos, Valter Victorino
Data: 17-Dez-2016
Título próprio: A Implementação do Programa de Empreendedorismo no currículo do ensino secundário em Angola (2009 - 2014): caso da Província da Huíla
Referência bibliográfica: EKUNGU, Marcelino Tchissingui - A Implementação do Programa de Empreendedorismo no currículo do ensino secundário em Angola (2009 - 2014): caso da Província da Huíla [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12519>.
Palavras-chave: Avaliação
Empreendedorismo
Ensino secundário
Currículo
Política de educação
Evaluation
Implementation
Entrepreneurship in Education
Curriculum
Resumo: A presente pesquisa lança um olhar avaliativo sobre as Políticas públicas de Educação, evidenciadas no Programa de Empreendedorismo Implementado no Ensino Secundário em Angola, especificamente na Província da Huila. O mesmo é considerado pelo Governo de Angola, como uma medida estratégica para a promoção de uma cultura empreendedora, a incutir nos jovens desde o ensino escolar, bem como, um programa de integração socioeconómico, tendo em conta que, há todo um processo pedagógico envolvido para o desenvolvimento de uma Cultura Empreendedora. Em função do exposto traçou-se como Objectivo Geral: avaliar a implementação do Programa de Empreendedorismo no Currículo do Ensino Secundário em Angola, (2009-2014), neste caso na Província da Huíla, com os seguintes Objectivos Específicos: identificar o grau de Implementação do Programa de Empreendedorismo no Currículo do Ensino Secundário em Angola, (2009-2014) e descrever os factores condicionantes da implementação do mesmo. Para atingirmos os objectivos fomos motivados a optar pelo método avaliativo, com recurso às técnicas documentais e de entrevista, levando-nos a obtenção dos resultados que nos permitiu concluir que, existe ainda uma grande distância entre o desejado e o concretizado, situação confirmada não só pelas entrevistas aos responsáveis pela sua implementação, como pelas, entrevistas realizadas aos alunos, mas também, pelo inventário que se realizou, segundo o qual, das 163 escolas do Iº e IIº ciclos existentes na Província, apenas 16 foram contempladas, correspondendo 9,8%.
This research takes an evaluative look on Public Policy Education focused on Entrepreneurship Program implemented in Secondary School in Angola, especially in the Huila Province. This Program is considered by the Government of Angola, a strategic measure to promote an entrepreneurial culture, to instil in young people throughout School Education, as well as a program of socio economic integration, considering there is a whole educational process involved in the development of an Entrepreneurial Culture. In light of the above a General Objective was drawn: To evaluate the implementation of the Entrepreneurship Program in the Curriculum of Secondary Education in Angola, (2009-2014), in this case in the Huila Province. In order to achieve these objectives we were encouraged to choose the evaluative method, using documentary techniques and interview, leading us to obtain the results which allowed us to conclude that : it still exists a great distance between the desired and the accomplished, situation confirmed not only by interviewing those responsible for its implementation, as well as by interviewing students, and also by the inventory held, according to which 163 existing schools in the province ofIst and IIndcycles, only 16 were included, representing 9.8%.
Designação do grau: Mestrado em Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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