Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12503
acessibilidade
Title: Ensino artístico no contexto escolar: práticas e percepções da Escola Artística António Arroio
Authors: Santos, Cristiano Carvalho dos
Orientador: Azevedo, Joana
Ferro, Lígia
Keywords: Sociologia da educação
Ensino da arte
Profissionalização
Jovem
Artistic education
Professionalization
Young and students
Issue Date: 24-Oct-2016
Citation: SANTOS, Cristiano Carvalho dos - Ensino artístico no contexto escolar: práticas e percepções da Escola Artística António Arroio [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12503>.
Abstract: O ensino artístico no contexto escolar tem passado, ao longo dos séculos, por diferentes realidades e propostas metodológicas no que respeita à sua prática. Esta situação é encontrada, em vários países do mundo, e Portugal não é excepção. O ensino artístico promove e estimula a sensibilização de crianças e jovens através de suas variadas maneiras de expressão. Sendo assim, a Instituição Escolar, apresenta-se como organização social mediadora que contribui para a formação de uma sociedade mais crítica, fruidora de arte e também para a profissionalização deste setor. Diante deste cenário, a Escola Artística António Arroio destaca-se como referência nacional e modelo institucional no âmbito do ensino artístico. Esta dissertação tem como principal objetivo analisar qual lugar que o ensino da arte ocupa no contexto escolar e suas implicações em níveis individuais e sociais, tendo como estudo de caso a Escola Artística António Arroio. A metodologia utilizada baseou-se na recolha e análise de dados, através de uma abordagem simultaneamente qualitativa e quantitativa, assente na observação participante, em entrevistas semiestruturadas aos professores, alunos e diretor da António Arroio e ainda num inquérito por questionário ao corpo discente. Verifica-se que, esta instituição de ensino artístico, formada por profissionais específicos, potencia características essenciais do indivíduo e desenvolve um trabalho significativo para a formação de uma sociedade fruidora e sensibilizada para as artes.
The artistic education in the school context, over the centuries, has undergone different realities methodological proposals with regard to their practice. This situation is present in several countries, including Portugal. Arts education promotes and encourages awareness of children and young people through their varied ways of expression. Thus, the School Institution, presents itself as a mediator social organization that contributes to the formation of a more critical society, appreciator art and to the profissionalization of the sector. In this scenario, the Artistic School António Arroio stands out as national and institutional model reference in the subject. This thesis aims to analyze what place art education occupies in the school context and its implications for individual and social levels, taking as a case study Secondary School Artistic School António Arroio. Therefore, the methodology used was based on data collection and analysis, from a qualitative and quantitative approach, based on participant observation, semi-structured interviews with teachers, students and director of the Antonio Arroio School. An online exploratory questionnaire to the student body was also made available. Notes that an artistic educational institution, formed by specific professionals, potentiates essential characteristics of the individual and develops a serious and meaningful work to society.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12503
Thesis identifier: 201339277
Designation: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Cristiano Santos TRABALHO FINAL.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.