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http://hdl.handle.net/10071/12445
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Title: Plano de negócio: loja de reparação de pranchas
Authors: Cúmano, João Rodrigues
Orientador: Fernandes, Carlos
Keywords: Estratégias de marketing
Outsourcing
Desporto
Surf
Surf board repairs
Business plan
Issue Date: 22-Mar-2013
Citation: CÚMANO, João Rodrigues - Plano de negócio: loja de reparação de pranchas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12445>.
Abstract: A presente dissertação de mestrado envolve-se numa temática abrangente do mundo desportivo do surf e, particularmente, no mercado de reparação de pranchas em Portugal. No entanto, este projeto centrou-se na região de Lisboa e proximidades, já que é ai que reside o maior número de praticantes das diferentes modalidades aquáticas. Considerando o elevado fluxo de apoios e patrocínios a campeonatos, atletas e a novos projetos/conceitos na modalidade em causa e o facto de existirem transmissões em direto dos eventos de surf que anualmente atravessam o mundo, conquistando novos entusiastas e praticantes, surgiu a ideia de desenvolver o presente tema numa tese de mestrado.Desta forma, pretende-se avaliar a viabilidade de um projeto de outsourcing, a implementar numa loja Decathlon, com o objetivo de realizar reparações de pranchas de surf. Fez-se um estudo de mercado, procurando minimizar o risco de decisão de investimento. Obtiveram-se dados para estimar e quantificar a dimensão do mercado, assim como para verificar o nível de satisfação dos clientes com as empresas que atualmente realizam tais reparações. Procedeu-se finalmente à utilização de um questionário elaborado pela SurfPortugal, com o apoio da TMN Surf Survey, com o intuito de identificar o perfil do surfista português.As conclusões dos estudos permitiram fundamentar as demais considerações de modo a desenvolver um plano de negócio, com vista à sua análise económico-financeira, acreditando-se, na viabilidade deste hipotético negócio.
The topic of this Master’s dissertation stems from the world of surf as a sport and gives particular attention to the market for surfboard repairs in Portugal. As Lisbon is the largest hub for people practicing water-based sports, the project focuses primarily on that city and its surrounding area. The idea for this topic arose from observing the rising volume of support and sponsorships for championships, athletes and new projects/concepts in this sport, and the clear increase in the coverage of annual surf events around the world, which have helped promote and encourage more people to practice water-based sports. The goal is to assess the viability of implementing an outsourcing business to repair surfboards at Decathlon stores, the sports outlet. Market research was carried out in order to minimize the risk in the decision to invest. This was done with the intention of obtaining data to estimate and quantify the size of the market and in order to verify clients' level of satisfaction with companies currently performing repairs. In addition, SurfPortugal supported by TMN Surf Survey gave out a questionnaire aimed at identifying and profiling Portuguese surfers. The results of this study allowed the development of a business plan. This plan details the project's economic and financial analysis and establishes the viability of this potential business.
Description: Classificação JEL: M13, L26
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12445
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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