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http://hdl.handle.net/10071/12443
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Title: Gestão de tesouraria em clientes: depósito remoto
Authors: Delgado, Ana Paula Pinto
Orientador: Mendes, Vivaldo
Keywords: GBES Grupo Banco Esprírito Santo
Controle de numerário
Banca
Gestão bancária
Banking cash treatment
Efficient cash management at BES
Remote deposit at corporate clients
Cash flow acquiring
Issue Date: 14-Feb-2013
Citation: DELGADO, Ana Paula Pinto - Gestão de tesouraria em clientes: depósito remoto [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12443>.
Abstract: A gestão eficiente do numerário na Banca foi sempre uma das preocupações do banco central e dos bancos comerciais. Não sendo previsível que o numerário vá algum dia acabar, é necessário tornar a sua gestão mais eficiente e, principalmente, encontrar novas soluções para a gestão do numerário nos balcões bancários, e, é chegado o momento, também nos clientes empresa da Banca. Este estudo pretende demonstrar a possibilidade e a viabilidade de implementar um serviço de Depósito Remoto nos clientes empresa do Banco Espírito Santo, permitindo o crédito diário na conta de depósitos à ordem dos meios de pagamento físicos: numerário (notas e moedas) e cheques, nas próprias instalações do cliente, sem necessidade de transporte físico dos mesmos. Numa conjuntura de elevada falta de liquidez, este serviço de Depósito Remoto é crucial para a Banca, porque vai permitir captar e manter a tesouraria das empresas. Para as empresas, este serviço é fundamental para reduzir o custo com o transporte de valores, para obter eficiência operativa dos seus back-offices e ganhar data–valor nos depósitos bancários.
An efficient cash management service in the banking sector has always been a concern of central banks and commercial banks as well. Since it is not expected that cash will come to an end, it is important to make its use more efficient, and mainly to find new solutions for cash managing at banking branches. Time has come to find new solutions for corporate clients as well, as far as the management of cash is concerned in the banking sector. This study intends to present the possibility and viability of the implementation of a Remote Deposit service for corporate clients at the Banco Espírito Santo, allowing daily credit accounting of physical means of payment: cash (banknotes and coins) and checks, physically entirely kept within the clients’ facilities, without the need for any kind of transportation. In a time of liquidity shortage, this Remote Deposit service is crucial for banks, because it will enable them to acquire and maintain clients’ cash flow. For clients, this service is indispensable to allow cost reduction of cash transport, and also to obtain back–office efficiency and immediate availability of funds.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12443
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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