Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/12424
acessibilidade
Title: Os efeitos das faultlines no desempenho e na satisfação das equipas de trabalho
Authors: Carvalho, Marisa Isabel Lopes
Orientador: Passos, Ana Margarida
Keywords: Psicologia do trabalho
Equipa de trabalho
Avaliação do desempenho
Diversidade
Satisfação no trabalho
Faultlines
Diversity
Performance
Job satisfaction
Issue Date: 2008
Citation: CARVALHO, Marisa Isabel Lopes - Os efeitos das faultlines no desempenho e na satisfação das equipas de trabalho [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12424>.
Abstract: O presente estudo tem como objectivo contribuir para a explicação do funcionamento das equipas de trabalho, analisando especificamente qual o contributo da diversidade no desempenho e na satisfação das mesmas. Neste sentido, propomos uma nova medida de análise da diversidade – as faultlines. Para esse efeito inquirimos os sujeitos acerca dos atributos que consideram ser relevantes para caracterizar a sua equipa como diversa, utilizando esses mesmos atributos para medir a diversidade, e não os apontados, a priori, pela literatura. A nossa amostra consistiu em 47 equipas de um laboratório de investigação. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário individual e anónimo. Os resultados demonstraram que, apesar dos atributos utilizados para medir a diversidade serem evidenciados pelos próprios sujeitos, à excepção da faultline tempo de investigação, nenhum dos restantes (idade, formação e habilitações) contribuiu significativamente para o desempenho e satisfação das equipas de trabalho. Deste modo, concluímos que a faultline tempo de investigação está directamente relacionada com o desempenho objectivo, que por sua vez diz respeito à capacidade de submissão de publicações. Em suma, os presentes resultados chamam a atenção dos investigadores para as características mais relevantes para a tarefa, não colocando o foco da análise apenas no indivíduo.
The current study has the objective of contributing to the explanation of how work teams actually function, analyzing specifically what is the contribute of diversity in their performance and satisfaction. In this sense, we propose a new measure of diversity analysisthe faultlines. For this effect we have enquired individuals about the attributes their consider being relevant in order to characterize a work team as diverse, using those same attributes to measure the diversity, and not the ones pointed in first place by the literature. Our sample consisted in 47 teams of an investigation laboratory. The data (information) was obtained through the completion of an individual and anonymous form. The results show that, despite the attributes used to measure the diversity were clearly evidenced by the subjects (individuals), the only exception being the time of investigation faultline, none of the remaining ( age, formation, academic qualifications) contributed significantly to the performance and satisfaction of those work teams. This way, we have concluded that the time of investigation faultline is directly related to the objective performance, which also concerns the capability of submitting publications. Resuming, the present results point the attention of investigators to the most relevant characteristics required for a task, not focusing the analysis only on the individual
Description: Classificação adoptada na unidade orgânica: 3660 Comportamento Organizacional
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/12424
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação_MarisaCarvalho.pdf246.96 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.