Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12090
Autoria: Quintas, Susana Moreira Guedes Neves
Orientação: Pernas, Gonçalo
Data: 2012
Título próprio: Práticas de sustentabilidade na banca em Portugal: análise dos casos dos bancos presentes no psi-20
Referência bibliográfica: QUINTAS, Susana Moreira Guedes Neves - Práticas de sustentabilidade na banca em Portugal: análise dos casos dos bancos presentes no psi-20 [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/12090>.
Palavras-chave: Instituições financeiras
Responsabilidade social
Responsabilidade social das empresas
Governance
Gestão financeira
Sustentabilidade
Ética
Financial Institutions
Sustainability
Social Responsibility
Governance
Ethics
Resumo: Com a crise económica e financeira a nível mundial torna-se cada vez mais relevante que as empresas sejam sustentáveis não apenas em termos económicos, mas também nível ambiental e social. A presente dissertação visa analisar as práticas de sustentabilidade da Banca Portuguesa e compará-las com as práticas das Instituições Financeiras melhor colocadas em termos de sustentabilidade a nível internacional. Para âmbito de análise foram selecionados os casos dos Bancos presentes no PSI-20, por se tratar de instituições privadas que representam uma considerável fatia da quota de mercado português (mais de 55%). A nível internacional foram selecionados os Bancos vencedores nos últimos anos dos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), em colaboração com a empresa SAM, que estão entre os mais conceituados índices de sustentabilidade a nível internacional, disponibilizando rankings específicos por setores de atividade. A comparação das práticas de sustentabilidade entre as Instituições Financeiras selecionadas, nas três dimensões da sustentabilidade (económica, social e ambiental) permite avaliar qual o posicionamento da Banca nacional face às melhores práticas internacionais, e quais as medidas que poderiam ser implementadas no sentido de melhorar a sua performance em termos de práticas de sustentabilidade.
Com a crise económica e financeira a nível mundial torna-se cada vez mais relevante que as empresas sejam sustentáveis não apenas em termos económicos, mas também nível ambiental e social. A presente dissertação visa analisar as práticas de sustentabilidade da Banca Portuguesa e compará-las com as práticas das Instituições Financeiras melhor colocadas em termos de sustentabilidade a nível internacional. Para âmbito de análise foram selecionados os casos dos Bancos presentes no PSI-20, por se tratar de instituições privadas que representam uma considerável fatia da quota de mercado português (mais de 55%). A nível internacional foram selecionados os Bancos vencedores nos últimos anos dos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), em colaboração com a empresa SAM, que estão entre os mais conceituados índices de sustentabilidade a nível internacional, disponibilizando rankings específicos por setores de atividade. A comparação das práticas de sustentabilidade entre as Instituições Financeiras selecionadas, nas três dimensões da sustentabilidade (económica, social e ambiental) permite avaliar qual o posicionamento da Banca nacional face às melhores práticas internacionais, e quais as medidas que poderiam ser implementadas no sentido de melhorar a sua performance em termos de práticas de sustentabilidade.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.